thumbnails-0
 thumbnails-1

Vela Pascal da Família - Samaritano

Vendido por Samaritano A R C Ltda e entregue por Magalu

Descrição e ficha técnica

Código df1728jghh

Vela Pascal da Família na cor amarela adesivada, modelo Eu Vim Para Servir. Todos os modelos vem na caixinha com folheto oração 'Da Páscoa a Pentecostes' para ser feita com a família, acompanha também mini cravos para serem colocados durante a oração. Medindo: 14,5 x 5cm.

O Círio Pascal é a grande vela acesa que simboliza o Cristo Ressuscitado

O Círio Pascal é desde os primeiros séculos, um dos símbolos mais expressivos da Vigília Pascal. Em meio à escuridão (toda a celebração é feita de noite e começa com as luzes apagadas) de uma fogueira previamente preparada, acende-se o Círio, que tem uma inscrição em forma de cruz acompanhada da data do ano e das letras Alfa e Omega, a primeira e a última do alfabeto grego, para indicar que a Páscoa do Senhor Jesus, princípio e fim do tempo e da eternidade, alcança-nos com força sempre nova no ano concreto em que vivemos.

O Círio porta os seguintes símbolos:

  • A cruz central (símbolo da redenção).
  • A letra grega alfa(?) (Cristo é princípio).
  • A letra grega omega (O) (Cristo é o fim).
  • O ano em curso (A Ele o tempo e a eternidade).
  • Cinco (5) cravos que são inseridos no Círio durante a Vigília Pascal. Representam as cinco chagas de Cristo na Cruz:
  • a coroa de espinhos,
  • o prego da mão direita,
  • o prego da mão esquerda,
  • o prego dos pés, e
  • o corte feito no lado direito do seu peito, por um soldado romano, com a lança para ver se ele estava morto.

Na procissão de entrada da Vigília, canta-se, por três vezes, a aclamação ao Cristo – “Luz de Cristo. Demos graças a Deus” – enquanto, progressivamente, vão se acendendo as velas dos presentes e as luzes da Igreja. Isso significa que é na Luz de Cristo que cada cristão acende a luz no seu interior para iluminar a sua vida.

Depois, o Círio é colocado na coluna ou no candelabro que vai ser seu suporte, e se proclama, em torno dele, depois de incensá-lo, o solene Pregão Pascal.

A luz de Cristo

Além do simbolismo da luz, o Círio Pascal tem também o da oferenda, como cera que se consome em honra a Deus, espalhando sua Luz: “Aceita, Pai Santo, o sacrifício vespertino desta chama, que a santa Igreja te oferece na solene oferenda deste Círio, trabalho das abelhas. Sabemos já o que anuncia esta coluna de fogo, ardendo em chama viva para glória de Deus... Rogamos-te que este Círio, consagrado a teu nome, para destruir a escuridão desta noite”.

O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do Tempo Pascal, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes.

Uma vez concluído o Tempo Pascal, o Círio é dignamente conservado no batistério ou sacristia. Depois o Círio Pascal é usado durante os batismos e as exéquias, ou seja, no princípio e ao término da vida temporal, para simbolizar que um cristão participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporação definitiva à Luz da vida eterna. Na liturgia do batismo, a vela batismal é acesa no círio, antes de ser entregue aos recém batizados (ou pais e padrinhos). Também se acende o Círio nas celebrações dos Sacramentos da Eucaristia e Crisma, para renovação das promessas do batismo.

Vela Pascal da Família

Um dos símbolos mais importantes da Páscoa, o Círio Pascal representa a "Luz do mundo" que emana de Cristo ressuscitado!

Acenda a Vela Pascal da Família somente quando estiverem reunidos, reúna sua família pelo menos uma vez por semana rezando pelas famílias de todo o mundo.

Na Vigília Pascal, vá a sua paróquia ou comunidade, na hora da incisão do Círio pascal faça-o também na sua Vela Pascal da Família colocando cada cravo em cada ponto da cruz e terminado no centro da cruz. Acenda-o no fogo "novo" do círio, depois o leve para sua casa e faça os encontros propostos no folheto. Convide familiares e amigos para juntos agradecer a Deus pelo tempo pascal.

Perguntas e Respostas

Nenhuma pergunta foi feita ainda. Seja o primeiro!