O misterioso desaparecimento da melhor amiga de Theodore Boone, April Finnemore, leva o intrépido investigador mirim criado por John Grisham a uma nova e eletrizante aventura. O sequestro é o novo livro do mestre dos thrillers de tribunal, e o segundo com o mais jovem jurista de Strattenburg. Filho de advogados, Theodore Boone tem apenas 13 anos, mas conhece as leis melhor do que muitos advogados de sua cidade.
A trama começa quando April desaparece no meio da noite. A polícia tem um único suspeito, Jack Leeper, um ex-presidiário, primo distante da jovem, que recentemente fora visto nas redondezas e agora está tão sumido quanto April.
Vivendo com pais problemáticos e com o péssimo hábito de abandorem a cidade por dias, April leva uma vida complicada. Nos últimos dias, antes de desaparecer, a menina demonstrava medo de ficar em casa sozinha. Último a falar com April, Theo sabe que ela vinha trancando as portas e usando cadeiras como barricadas, o que torna o seu desaparecimento ainda mais misterioso, já que a polícias não encontra sinais de luta na residência dos Finnemore.
Diante do caso, a pequena cidade de Strattenburg logo começa a temer pelo pior. A preocupação de Theo com a amiga e a ausência de resultados concretos da polícia levam o menino a assumir a busca pela amiga. Junto de seus colegas de colégio, Theo começa uma metódica varredura pela cidade atrás de pistas ou qualquer informação que possa levá-los a April. Mas mesmo com toda a disposição do grupo, a esperança começa a diminuir e outros meninos eventualmente começam a desanimar e abandonar a empreitada, deixando Theo e uns poucos amigos sozinhos.
A amizade e o carinho que ele tem por April, no entanto, não deixam que o menino abandone sua causa. Com a ajuda de Ike, seu tio e ovelha negra da família, Theo descobre algumas pistas que o levam a uma nova aventura e à possível solução de mais um caso misterioso.
Mais uma vez, John Grisham mostra por que é um dos escritores mais lidos do mundo. Com seu talento único, o autor de clássicos do suspense jurídico como A firma e O dossiê Pelicano apresenta à garotada uma história com a dose exata de mistério e ação para prender o leitor. Sem qualquer parentesco com seres fantásticos, Theodore Boone prova que não é necessário ter poderes mágicos para entrar no hall dos grandes heróis juvenis.