Os leitores que percorrem essas páginas fazem uma incursão pelas narrativas repletas de alumbramento da autora, que mais uma vez os arrebata com seu dom único para criar mundos fascinantes e os convidar a habitá-los.
Marina Colasanti é uma das mais premiadas escritoras brasileiras, com livros de destaque em todos os segmentos. Em 2023, esse reconhecimento se tornou ainda maior: Marina recebeu o Prêmio Machado de Assis – o mais antigo e im¬portante do país – pelo conjunto de sua obra. Este Sereno mundo azul é seu primeiro livro inédito a ser publicado após a premiação.
Uma narrativa marcante possui alguns elementos essenciais. A composição imaginativa dos cenários, as relações intensas entre as personagens, a linguagem penetrante que envolve coração e mente do mais desatento leitor. Estes e outros aspectos que distinguem um enredo maravilhosamente tecido estão vivamente presentes nos contos deste livro.
Marina Colasanti nos lança num mar de histórias que nos transportam para lugares que, à primeira vista, só poderíamos visitar em nossos sonhos. Contudo, as histórias concebidas pela autora para este livro indiciam que as fronteiras entre o que é real e o que pode não ser são encantadoramente volúveis. As ilustrações magnetizantes de Elizabeth Builes sintonizam-se com a intensa sensibilidade da escrita de Marina.
Ganhador do selo Hors Concours VII Prêmio AEILIJ de Literatura (2024).