"
O terceiro volume as trilogia A busca do Graal.
Em O herege, terceiro romance da trilogia A Busca do Graal — iniciada com o romance O arqueiro — Bernard Cornwell conta uma saga tão empolgante quanto as aventuras de Artur e seus cavaleiros narradas na série As Crônicas de Artur, que conquistou milhares de fãs mundo afora. O livro apresenta os elementos que consagraram Cornwell: história e aventura na dose exata. Uma fábula sobre guerra e heroísmo que encanta do início ao fim.
Mas O herege não se resume a cenas de batalhas bem escritas e reviravoltas cheias de ação e suspense. O material impõe um diferente tratamento à Guerra dos Cem Anos e mostra a importância de outros acontecimentos além das famosas batalhas de Crecy, Poitiers e Azincourt. Mudanças políticas, a ascensão da classe burguesa e a devastação da Peste Negra são tão importantes quanto a habilidade do herói ou as conquistas do Príncipe Negro. Tudo isso a partir do ponto de vista do arqueiro inglês Thomas Hookton.
Depois de participar do cerco de Calais, o jovem Thomas reúne um grupo de homens e viaja para o interior da França. Pretende tomar uma fortificação na Gasconha, perto da Astarac de seus antepassados, e assim chamar a atenção do primo Guy Vexille, o assassino de seu pai que, como Thomas, também segue a trilha do Santo Graal.
Durante a jornada, deixa um rastro de aldeias saqueadas e, em uma delas, salva da fogueira uma jovem acusada de feitiçaria. Uma mulher que faz com que Thomas perca o controle sobre parte de seus guerreiros, ameaçando o sucesso da missão mais importante de sua vida: encontrar a maior relíquia de toda a Cristandade.
Entre arqueiros, mercenários, reis, monges, guerreiros, cardeais, inquisidores, nobres e lindas mulheres, Thomas leva os leitores ao desfecho de uma aventura inesquecível pelo século XIV.
Um livro apaixonante sobre um dos períodos mais conturbados da história inglesa. Cornwell confirma com O herege a reputação conquistada com sua releitura das aventuras de Artur e seus cavaleiros.
"