Resultado de vinte anos de pesquisa, Massada: amor e esperança no maior suicídio coletivo da história é um romance histórico que conta a jornada de Hadassa, uma mulher forte, à frente do seu tempo, que precisa fugir com sua família junto a outros 966 judeus para a fortaleza de Massada, localizada ao norte do Mar Morto. Quando Hadassa e seu grupo se dão conta de que estão cercados por mais de 15 mil soldados romanos, a humilhação, a desesperança, o medo e a morte iminente por mãos inimigas fazem com que os judeus tenham de tomar uma decisão que mudaria o destino deles para sempre.
Teria sido possível mudar o curso dos acontecimentos? E o que cada um de nós faria se estivesse em uma situação extrema como a de Hadassa?
Massada nos faz refletir sobre nosso propósito e questionar a espiritualidade de nosso tempo, além de nos fazer rever as perspectivas que temos sobre as dores da existência humana em meio ao ruído e à fúria de um dos episódios mais fascinantes da história.
Marcos Meier, psicólogo e educador, é o autor de Massada, um romance histórico ambientado na Roma Antiga. A personagem principal, Hadassa, é uma mulher forte que tem embates ideológicos e religiosos com a família. Parte do livro se passa na fortaleza de Massada, em Israel, que dá nome ao livro, e é inspirado em um acontecimento real, conhecido como o maior suicídio coletivo da história.
A mensagem principal do livro, que se repete no início e no fim da história, é: "sempre há uma saída", colocando em pauta um tema sempre delicado, mas que precisa ser discutido: o suicídio.