Primeiro romance de Karl Ove Knausgård desde a consagrada série autobiográfica Minha Luta, Estrela da manhã é um impressionante relato da vida de nove pessoas durante dois dias de agosto, enquanto uma estrela gigantesca e inexplicável surge no céu.
Arne está de férias com a esposa e os filhos no sul da Noruega, enquanto Kathrine, uma pastora da igreja norueguesa, está voltando para casa após um seminário bíblico, questionando o próprio casamento. Turid, enfermeira de um hospital psiquiátrico, enfrenta o plantão da noite quando um de seus pacientes foge, enquanto Jostein, um jornalista ressentido em busca de uma grande matéria, afoga as mágoas no bar.
Estes são apenas quatro dos nove personagens destrinchados por Karl Ove Knausgård em Estrela da manhã, uma narrativa vertiginosa sobre a perspectiva súbita da finitude humana. Um romance em suspenso, que retoma as características mais notáveis do autor da série Minha Luta: a observação arguta dos pormenores do cotidiano, a reflexão atenta das relações familiares e uma provocação sofisticada sobre nossa própria existência no mundo.
Traduzido diretamente do norueguês por Guilherme da Silva Braga, que em 2023 recebeu o prêmio de tradução da Norwegian Literature Abroad (Norla).
“Knausgård é um dos melhores escritores vivos.” — The New York Times