"Entretenimentos nas noites da ilha" é uma coleção de contos de Robert Louis Stevenson, escritos depois que ele se mudou para a ilha de Samoa e publicado pela primeira vez em 1893. Ele contém três histórias:
"A praia da Falesá"
John Wiltshire, o narrador e protagonista é enviado para a ilha de Falesá para assumir uma estação de comércio britânica. Stevenson escreveu a história com humor negro para equilibrar o realismo da luta do personagem principal para manter sua decência em um ambiente pouco civilizado e hostil, repleto de conflitos políticos e morais.
"O diabo da garrafa"
A história gira em torno de uma garrafa com um diabrete em seu interior. O diabrete concede todos os desejos à pessoa que possui a garrafa, mas qualquer um que ainda a tenha em seu poder, no momento da sua morte, é condenado ao castigo eterno no inferno.
"A ilha das vozes"
Keola era casado com Lehua, filha de Kalamake, um famoso feiticeiro que parece ter uma fonte inesgotável de dinheiro, apesar de nunca fazer qualquer trabalho. Keola leva uma vida ociosa na ilha, até que um dia ajuda Kalamake a executar uma feitiçaria e descobre a origem do dinheiro.