Considerado pela crítica uma das grandes revelações de sua geração, Miguel Sanches Neto nos envolve aqui em histórias complexas e contemporâneas, mostrando seres fora de seus lugares.
Neste vigoroso retrato de uma realidade movediça, construída pela cuidadosa escolha de expressões, Miguel se aproxima de vários discursos, sem se restringir a nenhum. Da mãe que chorou centenas de mortes para os três filhos ao jovem morto na Guerra do Paraguai; da mulher que enlaça o amado no além túmulo ao aspirante a escritor em busca de situações de estranhamento, o poder das palavras em estado literário está presente em cada uma dessas narrativas que purgam alteridades incômodas. Policial, thriller, erótico e drama desfilam em desastres de amor, infernos particulares, guerra dos sexos, cenas da vida cotidiana.
Então você quer ser escritor? disseca a condição humana, revelando um painel dos impasses e perplexidades do homem contemporâneo, levando o leitor a refletir sobre cultura, dinheiro, morte, solidão, amor, amizade, hipocrisia e preconceitos. Textos que confirmam a força de um contista para quem realidade e linguagem são indissociáveis.