Inspirado por obras literárias que passam por Joseph Conrad e Philip K. Dick, Contrapeso é um romance cyberpunk, uma ficção policial e uma parábola contundente sobre a ambição neocolonial da Coreia do Sul e seus efeitos avassaladores.
Na ilha de Patusan, o conglomerado coreano LK está construindo —a contragosto dos cidadãos —um elevador para a órbita da Terra. Aos poucos, a construção transformará a cidade em um movimentado centro turístico: uma porta de entrada e saída do planeta. No espaço, o que sustenta o elevador é uma massa de lixo conhecida como contrapeso. Nesse lixo, está escondido um verdadeiro tesouro: um fragmento de memória deixado pelo antigo CEO da LK, que pode ser crucial para determinar o futuro da humanidade.
Para recuperar a fonte perdida de informações, uma série de rivais entram em disputa. Nessa corrida contra o tempo, eles se verão presos em um labirinto de identidades falsas, neuro-implantes e antigas queixas políticas sustentadas pela Frente de Libertação Patusan, o exército de nativos determinados a proteger a soberania da ilha.
“Um thriller cyberpunk vertiginoso e subversivo. Como Philip K. Dick, Djuna cria uma atmosfera de paranoia que mantém o leitor preso até o fim.” — Charlie Jane Anders, The Washington Post
“Djuna é uma lenda e um gigante da ficção científica coreana. Contrapeso tem tudo. É um thriller de ação e ficção científica frenético, um mistério muito bem construído e um estudo envolvente sobre a complexidade da existência humana. Não consegui largar esse livro.” — Bora Chung, autora de Coelho maldito