O box da Trilogia do Sprawl é composto pelos livros Neuromancer, Count Zero e Mona Lisa Overdrive, escritos por William Gibson.
Percussoras do cyberpunk, as três obras se passam na mesma linha do tempo e são ligadas sutilmente por personagens e temas que aparecem em toda a trilogia. Foi nesta trilogia que Gibson apresentou os conceitos do que conhecemos atualmente como internet e difundiu o termo cyberspace. Suas ideias serviram de referência para as irmãs Wachowski criarem a trilogia de filmes Matrix, que trouxe ainda mais popularidade para o universo do autor.
NEUROMANCER
No universo de Neuromancer, as pessoas se conectam a uma espécie de alucinação coletiva digital, acessada via computadores. O mundo é dominado por corporações e a tecnologia está presente em todos os lugares, até mesmo nos seres humanos, que possuem implantes para o desenvolvimento de certas habilidades. O autor demonstra grande talento ao criar um universo que se aproxima muito da realidade contemporânea. Parte dessa ambientação é realizada também pela utilização de marcas e referências famosas do mundo pop.
COUNT ZERO
É nesse universo frenético e superconectado que duas poderosas corporações multinacionais, Maas Biolabs e Hosaka, travam uma guerra pelo controle de uma nova tecnologia, o biochip. Para isso utilizam todos os métodos possíveis de espionagem desde Hackers até violentos mercenários.
Em meio a esse caos futurista, Bobby Newmark, um aspirante a cowboy, acaba entrando de gaiato nessa história. E ele estaria morto, se não fosse a intervenção salvadora de uma misteriosa garota feita de luz. Por causa disso, Bobby – agora, Count Zero- se torna uma pessoa valiosa e é ai que a caçada começa.
MONA LISA OVERDRIVE
Mona Lisa Overdrive mantém o mesmo estilo cyberpunk. Porém, agora a utilização do ciberespaço evoluiu de tal modo que as inteligências artificiais atingiram a autoconsciência. Libertas do controle humano, elas povoam a Matrix e assombram os usuários.
Em uma história com altas doses de ação e aventura , o romance leva ao leitor novos personagens, como: Mona, uma jovem prostituta a quem é oferecida uma grande oportunidade, Angie, uma popstar do stim, que possui a habilidade de conectar-se ao ciberespaço sem auxílio de nenhum dispositivo e Kumiko, uma jovem que teve de vir do Japão para se safar de uma guerra entre gangues e encontra apoio em uma experiente samurai das ruas. Essa história conclui os eventos iniciados em Neuromancer, fechando assim a trilogia ícone do cyberpunk.
*NÃO ACOMPANHA MARCADORES*