Samuel R. Delany é um dos mais aclamados autores de ficção especulativa. Nasceu em 1º de abril de 1942 no bairro do Harlem, na cidade de Nova Iorque. Foi casado por dezenove anos com a poeta Marilyn Hacker, com quem teve uma filha.
Aos 20 anos, já havia publicado livros de ficção científica e aos 27, já havia recebido um Hugo e quatro prêmios Nebula; um deles pelo romance Babel-17, que finalmente é publicado em conjunto com Estrela Imperial, como o autor sempre desejou.
Nas décadas seguintes, continuou sua premiada trajetória e publicou uma vasta obra incluindo romances, contos e ensaios críticos, além de relatos autobiográficos sobre a sua vida como um escritor negro, gay e disléxico. Entrou para o Hall da Fama da Ficção Científica em 2002 e em 2013 foi laureado como Grande Mestre pela Science Fiction and Fantasy Writers of America.
Desde 1988, lecionou em diversas universidades, e em 2001, tornou-se professor de literatura e escrita criativa na Universidade de Temple onde lecionou até se aposentar em 2015. Atualmente mora na Filadélfia com seu companheiro Dennis Rickett.
Mesmo sem saber qual a mensagem nem como chegar ao seu destino, Jo não recusa esta multiplexa jornada — e suas consequências mudarão o Tempo e o Espaço como o conhecemos.