"
Com uma trajetória literária de mais de trinta anos e dezenas de livros publicados no Brasil e traduzidos em diversos países, a romancista, poeta, cronista, tradutora e ensaísta Lya Luft firmou-se como um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil. Com mais de 1,2 milhão de exemplares vendidos no país, Lya conquistou milhares de leitores com sua belíssima prosa poética. A riqueza do mundo marca seu retorno ao gênero que a consagrou definitivamente em 2003, com o surpreendente livro de ensaios Perdas & ganhos, um enorme sucesso, aclamado pela crítica especializada e pelo público.
Esta obra apresenta uma coletânea de ensaios breves, como crônicas ou artigos, em que a autora se dirige ao leitor de maneira mais direta e coloquial do que em seus romances ou contos. Este é um livro, a um só tempo, áspero e poético, mas sempre questionador - ao estilo da autora.
Em seus textos, Lya Luft aborda o drama existencial humano, nossas perplexidades comuns, educação, família, autoridade, moralidade versus moralismo, e alguns dos problemas mais pungentes da nossa sociedade, como guerras, miséria, política e outros. Fala também de como vemos, usamos ou criamos a riqueza do mundo, seja natural, intelectual ou artística, afetiva, econômica. Do que conquistamos ou nos é concedido: os delírios da arte, as aventuras da ciência, os campos lavrados, os mares e céus que sondamos. Mas ela também escreve sobre aquilo que desperdiçamos ou matamos, sobre a pobreza advinda do desinteresse, a dor nascida da traição, as crenças que se digladiam.
A riqueza do mundo é uma espécie de “livro das indagações”. Com críticas, dúvidas, momentos de fria lucidez e outros de grande delicadeza, este livro nos coloca diante de alguns de nossos fantasmas, para que, ao encará-los, se tornem menos assustadores.
"