Com a Abolição da Escravatura em Angola, o aumento demográfico da população indígena em nada beneficiava os senhores de escra-vos. Esse novo fato fez emergir em todo território angolano os autointitulados mestres do Okavango, discípulos de Thomas Malthus, que tinham como principal objetivo reeducar os africanos, em particular os angolanos, chamando-os para a privação voluntá-ria dos desejos sexuais, e com isso construir um novo ser, o “homem franzino”, aquele que tudo cede, aquele que não consegue impor-se diante do estrogênio. Passado meio século, duas figuras antagônicas contrariam toda a doutrinação okavanguista. De um lado Caldas, criador das emendas caldianas, e do outro Mahindra, fundadora das mutcheles, tidas como “doçuras do pecado”. Juntos, protagonizam uma disputa desenfreada que culmina na morte de ambos. Entretanto, Milocas, a Mutchele que nasceu com parecenças da própria Mahindra, jura vingar-se dos Caldas, tendo como alvo principal José Londuimbali, o filho de Caldas, que, focado no regaste da soberania angolana face os advenas, sucumbe por complicações decorrentes de uma doença neurológica, o acidente vascular cerebral (AVC), cujo itus acontece ao descobrir atos de lascividade da própria esposa com um dos discípulos de seu pai, “um Caldas”.