CONTOS: PELO SERTÃO; HISTÓRIAS E PAISAGENS; A ROLA ENCANTADA
Arinos, Afonso
Sinopse
Esta coleção tem por objetivo resgatar obras de autores representativos da crônica e do conto brasileiros, além de propor ao leitor obras-mestras desse gênero. A obra traz os seguintes contos: Pelo Sertão - Buriti perdido; Assombramento; A cadeirinha; A esteireira; Manuel Lúcio; Paisagem alpestre; Desamparados; A velhinha; A fuga; O contratador dos diamantes; Joaquim Mironga e Pedro Barqueiro. Histórias e Paisagens - A garupa; Menestrel do sertão; Feiticeira; O mão-pelada e Árvore do pranto. A rola encantada - A rola encantada (lenda). 'O autor destes contos nasceu no seio de uma família de ricos fazendeiros, os Melo Franco de Paracatu, boca de sertão, que se dedicavam tanto à pecuária quanto à política. Monarquista, viveria a parte final de sua não tão longa vida em Paris, onde faleceria aos 48 anos. Deixou obra variada, do maior interesse, compreendendo escritos políticos e históricos, articulismo, uma peça de teatro, romances, um livro sobre cultura popular. Afora isso, representante de relevo do Regionalismo finisseular, dedicou-se a escrever os causos de seu torrão natal, a que se apegou afetivamente e a que retornava periodicamente, mesmo morando em Paris. Estimado e admirado enquanto viveu, Arinos foi membro da Academia Brasileira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Suas pesquisas sobre cultura popular tiveram larga repercussão não só em leitores como em outros escritores, a exemplo de Euclides da Cunha, Mário de Andrade e Guimarães Rosa. Os contos que escreveu, reunidos neste volume, são uma amostra do que de melhor o Regionalismo da virada de século, ou sertanismo, produziu'. Walnice Nogueira Galvão
Dados do Livro
Peso: 0,427 kg
Número de páginas: 272
Ano de edição: 2006
ISBN 13: 9788533622494
Altura: 2
Largura: 13
Comprimento: 19
Idioma: Português
Tipo de produto: Livro
Autoria
AFONSO ARINOS
Afonso Arinos de Melo Franco GCC (Belo Horizonte, 27 de novembro de 1905 — Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1990) foi um jurista, político, historiador, professor, ensaísta e crítico brasileiro. Destaca-se pela autoria da Lei Afonso Arinos contra a discriminação racial em 1951. Ocupou a Cadeira 25 da Academia Brasileira de Letras, onde foi eleito em 23 de janeiro de 1958.
WALNICE NOGUEIRA GALVÃO
Walnice Nogueira Galvão é uma ensaísta e crítica literária brasileira, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.