O TALISMÃ:
Fundador do romance histórico, o clássico absoluto de Sir Walter Scott chega às livrarias em uma primorosa edição, com tradução e adaptação de Clarice Lispector. Publicado originalmente em 1825, O Talismã integra a coleção Os Favoritos, que apresenta aos jovens leitores cânones da literatura universal adaptados pela escritora brasileira, como os já lançados Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, e A ilha misteriosa, de Júlio Verne. Todos enriquecidos pelo cuidadoso projeto gráfico do ilustrador Mario Alberto.
Clarice Lispector se dedicou intensamente à tradução na década de 1970 e, assim como fizera Monteiro Lobato, também à adaptação de clássicos para o público infantojuvenil. No período, a escritora verteu para o português obras de autores de estilos diversos, como Ibsen, Garcia Lorca, Jack London, Júlio Verne, Bella Chagall, Henry Fielding, Agatha Christie, Pascal Lainé e Edgar Allan Poe.
Em O Talismã o escocês Walter Scott combina fatos históricos comprovados a uma trama ficcional que se desenrola sob o sol abrasador da Síria. Em uma época em que inimigos eram leais e até generosos entre si, Scott destaca a batalha travada entre o Rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão e o Líder mouro Saladin pelo controle de Jerusalém durante as Cruzadas.
Paralelamente às batalhas sangrentas no deserto e conspirações contra o monarca inglês — que envolveram o Príncipe Leopoldo da Áustria, Felipe de França e o Grão-Mestre dos Templários entre outros membros do Conselho Geral das Cruzadas —, o romance focaliza a conturbada trajetória de um honrado guerreiro escocês, Sir Kenneth, o Cavaleiro Leopardo, cuja paixão por uma dama da alta corte lhe custa uma acusação de traição.
Uma aventura de desdobramentos inesperados, O Talismã supera a mera exposição de contrastes entre Oriente e Ocidente para ressaltar a importância do respeito às diferenças religiosas e culturais. Na nova edição desse perfeito representante do romance de cavalaria, o talento narrativo de Sir Walter Scott e o ardor de seus guerreiros, que lutavam pela fé, pela política, pelos ideais filosóficos e pelo amor, foram preservados na brilhante versão de Clarice Lispector.
CHAMADO SELVAGEM:
Publicado em 1903 e considerado a obra-prima do escritor norte-americano Jack London, Chamado selvagem retrata a jornada de Buck, um cão domesticado que entra em contato com seu lado primitivo depois de passar por uma série de maus-tratos durante a corrida do ouro no Alasca e no Canadá. Convidando o leitor a refletir sobre valores como civilidade, lealdade e liberdade, o livro é mais um clássico da literatura universal que volta às prateleiras na tradução de Clarice Lispector para os jovens brasileiros, como Viagens de Gulliver, A ilha misteriosa e O talismã.
No livro, o autor americano registra com vigor e destreza um testemunho de sua época, marcada pelo período que ficou conhecido nos Estados Unidos como “corrida do ouro”. Buck, um cão mestiço filho de um são-bernardo com uma pastor-escocês, vive cercado pelo afeto de uma família próspera e honesta, quando é roubado com o intuito de ser severamente treinado. Jogado numa atmosfera violenta e hostil, onde predomina a lei do mais forte, ele alcança corajosamente a liderança dos cachorros puxadores de trenó, chamando a atenção dos exploradores de ouro.
O instinto primitivo de Buck torna-se cada vez mais manifesto, embora ainda consiga manter, em algumas situações, a calma e o equilíbrio. Em meio às dificuldades de se adaptar à nova vida, ele ainda se vê ocupado em evitar combates, principalmente quando se confronta com seu rival, o traiçoeiro e provocador Spitz, que sempre irá procurar por todos os meios iniciar uma briga que fatalmente terminará com a morte de um dos dois.
London traça, num quadro incrível e singular da alma animal, um perfil íntimo que se assemelha ao seu próprio estado de espírito, ao mesmo tempo que desenvolve uma verdadeira tese baseada no estudo da evolução biológica. Através da visão de Buck, a obra, narrada em terceira pessoa, nos mergulha numa imprevisível aventura em que um cão domesticado é obrigado a seguir rumo a um mundo selvagem, descobrindo sua verdadeira natureza.
ISBN-10: 9788500004018 ISBN-13: 9788500004018 Autor: ADAPTAÇÃO CLARICE LISPECTOR