Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Significado bandas de frequência

Significado bandas de frequência

Entenda a diferença entre elas e a rede.

Smartphone

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Olha só, o termo "banda" significa a capacidade ou limite de dados (informações) recebidos ou enviados em um aparelho celular, por exemplo. É o termo empregado para designar a faixa de frequência utilizada em um determinado sinal de transmissão. Vem comigo, vem e entenda como funciona a frequência nos aparelhos celulares e suas principais diferenças!

Dual-Band: é uma funcionalidade que permite um celular funcionar em duas bandas de frequência. Geralmente, um aparelho dual-band funciona nas frequências 900/1800 Mhz ou em 850/1900 Mhz, dependendo da região.

Tri-Band: celulares com esta tecnologia suportam três bandas de frequências. É útil principalmente para permitir a mobilidade entre diferentes países e continentes. Ótimo para quem está sempre viajando, por operar nas frequências 900/1800/1900 Mhz ou 850/1800/1900 Mhz. Essa versatilidade permite que um celular com tri-band, por exemplo, funcione em quase todas as partes do planeta.

Quadri-Band: literalmente, significa quatro bandas. A maioria das pessoas utiliza esse termo quando querem se referir ou explicar sobre um celular que apoia quatro bandas de frequência. A quadri-band dispõe de um dispositivo que permite o envio de frequência em diferentes valores. Ótimo para viajar e para garantir a melhor cobertura onde quer que você vá. Um aparelho quadri-brand opera nas quatro frequências mais comuns utilizadas pelo sistema GSM: 850/900/1800/1900 Mhz.

A importância dele pode ser notada quando pensamos na diferença de frequência utilizada em cada país. O Brasil, Canadá e Estados Unidos, por exemplo, predominantemente utilizam as frequências 580 e 1900 Mhz. Já na Europa, na  Ásia, África e Oriente Médio, as frequências, em sua maioria, são de 900 e 1800 Mhz. Ou seja, para quem adora colocar o pé na estrada, o ideal é a quadri-band mesmo.

Frequência para funcionar
Os celulares são aparelhos que funcionam a partir de ondas eletromagnéticas, como funciona um rádio, por exemplo. Estas ondas é que operam em frequências determinadas. E este canal varia de país para país, de região para região.

Este aplicativo é extremamente útil porque permite que o seu celular funcione em diferentes frequências e evita que você fique sem falar quando estiver em uma área distinta. Também melhora a cobertura do seu sinal em termos de qualidade, além da capacidade de abrangência.

Ao utilizarmos novamente o mercado norte-americano como exemplo, os celulares TDMA (sistema digital que divide um canal de frequência em determinados intervalos para que possa funcionar) e CDMA (sistema que permite a exibição de vídeos, execução de música, baixar imagens) com dual-band são indicativos de que o aparelho irá funcionar em ambas as bandas 800/850 Mhz e 1900 Mhz, que são dias das quatro principais bandas GSM.

Um aparelho GSM 900/1900 Mhz é o que vai funcionar na maioria dos países. Muitas regiões do planeta utilizam frequências variadas, o que dificulta a comunicação para os usuários de dual-band. Neste caso, o mais indicado é ter um celular tri-band, que engloba as frequências de diversas regiões. De maneira geral, o mais inteligente a ser feito é optar pela banda brasileira e adotar o roaming (permite que o usuário de celular esteja conectado - com sinal - em áreas fora de sua área original de cobertura, através da rede do local em que está) de outros países como opção.

A melhor de todas é a quadri-band, que, claro, engloba quatro bandas diferentes de frequência.
 
Agora é só escolher o seu celular e colocar o pé na estrada!