Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Segurança bloqueie o celular

Segurança bloqueie o celular

Aprenda o procedimento correto e certifique-se de que seus dados estarão protegidos

Smartphone

Atualizado em 21 Out 10

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Durante uma festa você percebe que seu celular não está na bolsa. Procura por toda parte e nada. Você liga para o número e o mesmo acusa estar fora de área, ou alguém que você não conhece atende e desliga logo em seguida? Então está na hora de fazer o bloqueio.

Realizar o bloqueio do celular perdido ou furtado junto à operadora é tão importante quanto cancelar um cartão de crédito na mesma condição. Mesmo que o aparelho seja pré-pago, existem diversas fraudes que podem ser feitas com o número, que na operadora ainda é considerado seu. Além disso, na maioria dos casos, o bloqueio também é uma forma eficaz de evitar que o ladrão tenha acesso às suas informações pessoais.

Para facilitar o procedimento em caso de roubo ou perda, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recentemente mudou as regras para que seja ainda mais rápido se prevenir contra fraudes e evitar dores de cabeça. Agora não é mais necessário que o cliente tenha em mãos o boletim de ocorrência (BO). Entretanto, para efetuar o bloqueio, a operadora pede ao cliente que assine um termo de responsabilidade na loja mais próxima.

Bloqueio do aparelho também é possível

Muitos não sabem, mas o bloqueio de aparelho, hoje presente em diversos modelos de celular, também pode ser providenciado. Isso não só evita que o ladrão use a linha, como também impede que ele tenha acesso a outros recursos e, em alguns casos, até que o aparelho seja usado com outro chip.

Para realizar este bloqueio é necessário ter em mãos, no momento de contato com a operadora, o número de série do aparelho (IMEI). Por isso, para ter rápido acesso em caso de emergência é aconselhável que você tenha este número anotado em casa ou em outro local. O número pode ser conferido a qualquer momento no aparelho, bastando digitar * # 0 6 #.

Agora que você já sabe a maneira mais segura de manter seu celular, é só comprar um!