Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Celular entenda as siglas

Celular entenda as siglas

Saiba a diferença entre as tecnologias AMPS, TDMA, CDMA, GSM, GPRS, EDGE, EVDO, WCDMA, HSDPA

Smartphone

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Olá, olha isso! Quando compramos um aparelho celular são tantas siglas de tecnologias, que muitas nós nem sabemos o que significa, não é mesmo?! Por isso, eu pesquisei e vou explicar abaixo o que significa cada uma. Vem comigo, vem e esclareça suas dúvidas!

AMPS - É a sigla para Advanced Mobile Phone System e foi o sistema de telefonia celular de primeira geração, utilizado nos Estados Unidos e aqui no Brasil. Ele é analógico e foi concebido originalmente apenas para o serviço de transmissão de voz. A importância histórica do AMPS é muito grande, pois foi a tecnologia a partir da qual foram desenvolvidas as funcionalidades básicas de um sistema celular. O AMPS foi utilizado pela primeira vez comercialmente em 1983, e operava nas bandas de 850 MHz determinadas pelos órgãos de controle dos EUA.

GSM - Ou Global System for Mobile Communications, funciona de maneira similar em uma faixa de frequência bem próxima do TDMA, nas faixas de 900MHz e 1800MHz. Ele utiliza a criptografia para tornar as ligações mais seguras. O GSM se tornou padrão na Europa em 1980, muito antes dos celulares conquistarem o mercado norte-americano. Atualmente, além da Europa, Austrália e grande parte da Ásia e África utilizam o GSM. Uma de suas vantagens está no uso dos famosos cartões SIM, pequenos chips que guardam as informações do telefone. Assim, quando são retirados e instalados em outro aparelho, os dados são recuperados e podem ser utilizados facilmente, em qualquer lugar do mundo.
 
CDMA  - O Code Division Multiple Access funciona de maneira totalmente diferente do GSM, já que utiliza uma banda larga para trabalhar. Ou seja, são muitos canais. Depois de transformar o sinal de voz em digital, o CDMA divide-o em vários pacotes e o distribui por toda banda disponível. Como cada chamada recebe um código único, muitas chamadas podem trafegar por toda a banda utilizada ao mesmo tempo. Com esse sistema, o CDMA consegue carregar até 10 chamadas em um único canal, aumentando muito a capacidade de chamadas em relação aos outros sistemas.

GPRS - Ou General Packet Radio Service é uma tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados nas redes GSM existentes. Ela permite o transporte de dados por pacotes, oferecendo uma taxa de transferência de dados muito mais elevada. Em situações ideais, pode ultrapassar a marca dos 170kbps. No entanto, na prática, essa taxa está em torno dos 40 kbps. No GPRS o serviço é sempre ativo, ou seja, ele é um modo no qual os recursos somente são atribuídos a um usuário quando for necessário enviar ou receber dados. Esta técnica permite que vários usuários compartilhem os mesmos recursos, aumentando assim a capacidade da rede e permitindo uma gerência razoavelmente eficiente dos recursos. Isto permite às operadoras GPRS disponibilizar acesso à Internet móvel em alta velocidade e a um custo razoável, pois a cobrança é feita pela quantidade de pacotes de dados transmitidos e não pelo tempo de conexão à rede.

EVDO - Evolution Data Only ou Evolution Data Optimized é uma tecnologia de terceira geração (3G), configurando-se em uma evolução das tecnologias CDMA de segunda geração (2G) e da segunda geração e meia (2,5G). Ela possibilita a transmissão de dados a uma velocidade de até 2,4Mbps. O EVDO usa a frequência mais racionalmente, o que faz com que o custo de transmissão de cada megabyte fique mais barato.

EDGE - Enhanced Data rates for GSM Evolution, ou simplesmente EDGE, é uma tecnologia que permite melhorar a transmissão de dados e aumentar a confiabilidade da mesma. Embora seja tecnicamente classificada como uma tecnologia da 3ª Geração, geralmente é vista como um padrão 2,75G, já que é uma melhoria feita nas redes 2,5G (GPRS) - e não a criação de um sistema propriamente dito. A EDGE foi introduzida nas redes GSM no mundo por volta de 2003, inicialmente na América do Norte. Também é conhecida como EGPRS  (Enhanced GPRS).

WCDMA - Ou Wide-Band Code-Divison Multiple Access é um dos padrões escolhidos como tecnologia da 3ª geração. Se comparada às de 2G, oferece acesso à internet e troca de dados com uma velocidade bem superior, chegando a 2Mbps. A adoção do padrão WCDMA pelas operadoras GSM é mais comum por oferecer custos reduzidos, já que é possível utilizar a rede existente.

HSDPA - High Speed Downlink Packet Access é uma tecnologia de acesso que alcança, teoricamente, taxas de 7,2 Mbps. Na prática, as velocidades chegam a 700 Kbps. Trata-se de uma evolução dos padrões de transmissão GPRS e EDGE e concorre diretamente com a tecnologia EVDO.

Entendeu?! Gostou?! Agora, é só aproveitar toda a tecnologia que o seu celular oferece!