Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Benefícios da terapia da escrita

Benefícios da terapia da escrita

Vem ver como essa prática pode ajudar com os sentimentos

Escolar / Universitário

Atualizado em 19 Abr 23

4 min de leitura

Olha, a terapia da escrita é uma técnica usada na Psicologia pra ajudar a entender e organizar os sentimentos. Legal, né? É ideal pra trazer aquilo que tá arquivado na cabeça. Por exemplo: traumas, desejos e outras emoções, sem precisar se preocupar com regras gramaticais, afinal, a ideia é tentar enxergar a situação de um novo ângulo. Quer conhecer outros detalhes? Vem comigo!

 

O que é a terapia da escrita? 

Gente, já pensou em conseguir ler a própria mente pra perceber com clareza as emoções? Com a terapia da escrita isso é possível. Uau!

 

Ela dá pra ser feita como se fosse um diário, carta ou em vários cartões. Além disso, pode acontecer de forma individual ou em grupo, mas sempre com a finalidade de aliviar a tensão de certos pensamentos. Aí depende do que o paciente e o terapeuta preferirem. 

 

Essa técnica também é muito usada em hospitais e no âmbito educacional, viu? Com a terapia da escrita é possível trabalhar questões psíquicas, por exemplo, o luto, rejeição, ansiedade, depressão e outros, porque é uma forma de manifestar os sentimentos negativos. Interessante!

 

Pra começar, é legal escrever em papéis em branco, sem nenhuma distração, tipo os sem pauta, sabe? 

 

Essa folha não tem nenhuma linha, ideal pra escrever sem regras.

 

Benefícios da terapia da escrita

A terapia da escrita é ótima pra quem pratica. E não tem restrição de idade. Vem comigo entender um pouquinho dos benefícios.

 

Ajuda no autoconhecimento

Esse é um dos benefícios mais conhecidos da terapia da escrita, tá? Afinal, quando as ideias tão bagunçadas dentro da própria cabeça, escrever é bom pra tentar organizar os acontecimentos no íntimo.

 

Essa técnica pode ajudar a identificar padrões de pensamentos e até de comportamentos. O legal é que ter esse conhecimento ajuda a descobrir novas formas de lidar com essas questões. 

 

Por meio da terapia da escrita é possível identificar com mais clareza as crenças, valores e principais medos. Adorei!

 

Equilibra as emoções

Além disso, com a terapia da escrita, dá pra acessar memórias, emoções e até traumas escondidos, e assim, tentar ressignificar esses acontecimentos com uma nova perspectiva. 

 

O objetivo dessa técnica não é controlar, mas sim colocar tudo em ordem, viu? Por exemplo, ao invés de gritar e chorar em uma discussão, com esse exercício você desenvolve maior inteligência emocional pra se expressar calmamente e com palavras organizadas. Aí sim!

 

Melhora a comunicação

Praticar a terapia da escrita pode ser uma boa opção pra quem tem dificuldade de se comunicar, sabia? Pois é!

 

Colocar os conhecimentos no papel ajuda pessoas que costumam travar em reuniões, palestras e outras situações cotidianas.

 

Aumenta a disciplina

A terapia da escrita também é uma ótima ferramenta pra quem costuma procrastinar em atividades do dia a dia, porque ela acaba sendo um compromisso diário em que a recompensa é o desenvolvimento pessoal e a melhora no equilíbrio emocional.

 

Essa disciplina vai acabar indo pras outras áreas da vida, como no trabalho, relacionamentos e muito mais. Eu amei!

 

Como começar a praticar a terapia da escrita?

É bem fácil praticar a terapia da escrita. Vem ver algumas dicas pra auxiliar com essa técnica.

 

Tenha um espaço específico pra escrever

Pra começar, é interessante ter um local certo pra colocar as ideias: por exemplo, um caderno que você só usa pra isso.

 

E não esquece de colocar data, porque é importante se lembrar de quando foram as anotações, viu?

 

Ainda tem a possibilidade de fazer essa prática num caderno com as folhas da cor favorita pra estimular mais os pensamentos. Adorei!

 

Esse caderno é sem pauta e com as folhas azuis. 

 

 

Aposte em canetas coloridas

Pra fazer a terapia da escrita é ideal que tudo te deixe o mais confortável possível, tá? Por isso, usar canetas de qualidade é bem importante. E já pensou se forem coloridas pra estimularem a criatividade e liberar as emoções? Aí sim!

 

Uma dica é usar um marcador de texto pra grifar tudo aquilo que você escreveu e achou relevante pensar sobre depois.

 

Esse kit vem com 12 canetas com cores pastéis. Lindas demais!

 

Utilize post-its como uma ferramenta 

Os post-its podem ser uma ótima ferramenta pra terapia da escrita, afinal, eles ajudam com a criação de mapas mentais pra destacar os pontos mais importantes.

 

E se pensar em algo novo depois de lotar a folha de pensamento, que tal colocar um post-it ali?

 

Esse post-it colorido tem um adesivo na parte de trás. 

 

Faça cartas 

Fazer uma carta é uma ótima ideia pra quem não consegue botar pra fora os sentimentos. Você pode escrever pra sua ansiedade, pra alguém que te reprime, pra Deus e até pra pessoas que já se foram. 

 

Aí, é possível escolher enviar ou não essa carta. O importante é escrever, combinado? 

 

Esse é um bloco com 50 folhas em branco pra carta.

 

 

Que tal uma lousa?

Uma outra opção bem interessante pra começar a praticar a terapia da escrita é ter uma lousa em casa ou até mesmo no escritório.

 

Aí, toda vez que tiver um turbilhão de emoções, é só desabafar com as palavras no quadro branco.

 

Lousa quadro branco com moldura de alumínio, ótima pra terapia da escrita!

 

Procurando por alguns desses itens de papelaria pra te ajudar com a terapia da escrita? Aqui no Magazine Luiza você encontra. Aproveita!

 

Saiba mais:

Agora, pra quem vai apostar na terapia da escrita, gosta de escrever ou de  acessórios de papelaria, vale a pena dar uma olhadinha na matéria Lapiseira: conheça os tipos que eu falo como funciona cada uma.

 

E se você preferir o digital, que tal apostar no aplicativo Evernote pra Android e iOS? Ele pode ser usado como um bloco de notas, lista de tarefas e até como agenda

 

Ah, e se quiser assistir a vídeos sobre a terapia de escrita, conte com nossos parceiros pra instalar a TV nova.