Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de whisky

Tipos de whisky

Conheça os principais tipos de whisky, suas características e como escolher o ideal pra você.

Bebidas

Atualizado em 4 Jun 24

6 min de leitura

Gente, o whisky é um destilado que apresenta um sabor e aroma marcantes, o ideal pra quem gosta de uma bebida mais intensa. E além de ter vários tipos pra agradar diferentes paladares, ele pode ser apreciado tanto puro quanto em coquetéis deliciosos e ainda auxilia na digestão. Quer conhecer melhor o líquido? Vem comigo!

 

Principais características dos tipos de whisky

Pra começar, segundo alguns pesquisadores, a história do whisky teve início há muitos anos, mais especificamente no século XV na Escócia, quando foram feitos os primeiros registros no país.

 

E os principais ingredientes da bebida são a água, o fermento e uma espécie de grão, como cevada, trigo, milho ou centeio. No entanto, o sabor e aroma únicos geralmente são acentuados pelo tempo de envelhecimento do líquido em barris de carvalho. Legal, né?

 

Além disso, o teor alcoólico do whisky costuma variar entre 38% e 50%, ou por cento. E esse destilado oferece algumas vantagens, por exemplo, a harmonização com diferentes alimentos e a presença em drinks e coquetéis deliciosos.

 

E tem vários tipos de whisky disponíveis, cada um com características específicas que agradam diferentes paladares.

 

Whisky escocês: o tradicional

O whisky escocês, também conhecido como Scotch, é produzido exclusivamente na Escócia com malte de cevada ou grãos.

 

Além disso, essa bebida geralmente passa por um processo de destilação dupla e costuma ser envelhecida em barris de carvalho de 700 litros por pelo menos três anos. 

 

E você encontra três tipos mais conhecidos de whisky escocês, viu? O single malt é feito apenas com cevada maltada, água e fermento, enquanto a versão de grão tem o trigo ou milho como ingrediente principal e um sabor mais leve e suave. E o blended é uma mistura bem equilibrada dos outros dois líquidos.

 

E em algumas bebidas ainda é usada a turfa durante o processo de secagem do malte pra trazer um toque de defumado bastante agradável ao paladar.

 

E tem muitas opções de whisky escocês que fazem sucesso pelo mundo, como o Johnnie Walker Black Label com sabor encorpado, o The Macallan Double Cask 12 anos composto por notas de frutas cítricas e baunilha e o whisky Ballantines finest capaz de apresentar uma combinação doce e aprazível. 

 

O Whisky Ballantines Finest tem um sabor leve e 40% de teor alcoólico

 

Whisky irlandês: mais suavidade

Já o whisky irlandês, também conhecido como Irish, é fabricado tanto na República da Irlanda quanto na Irlanda do Norte e pode ser com qualquer grão maltado.

 

Além disso, essa bebida costuma envelhecer em barris de madeira por pelo menos 3 anos. No entanto, ela apresenta um sabor mais leve e suave que o líquido escocês, pois geralmente passa por um processo de destilação tripla.

 

Aliás, o  whisky irlandês é uma boa opção tanto pra paladares experientes quanto pra iniciantes, principalmente pra quem procura um destilado menos intenso.

 

E uma das bebidas mais populares do mundo é o Jameson Irish Whiskey que oferece um sabor equilibrado com notas de especiarias, frutos secos e baunilha e um aroma floral bastante agradável. 

 

O Whisky Jameson Irlandês tem um toque adocicado de xerez

 

Whisky americano: variedade de estilos

Agora, o whisky americano é produzido nos Estados Unidos, envelhecido em barris de carvalho e costuma ser classificado de acordo com o cereal usado na receita, tá?

 

Por exemplo, pra ser considerado Bourbon a bebida precisa ser composta por pelo menos 51% de milho. Já o Rye deve ter 51% de centeio ou mais na composição. 

 

E a versão Tennessee apresenta a mesma receita do Bourbon, mas passa por um processo de filtragem em carvão depois de ser destilado que traz uma suavidade pro sabor.

 

E uma das bebidas americanas mais famosas é o whisky Jack Daniels Old No. 7 com um equilíbrio de sabores doces e de carvalho e aroma bem marcantes. 

 

O Whisky Jack Daniels Tennessee Fire tem um sabor de canela intenso e marcante

 

Whisky japonês: sabores equilibrados

E o whisky japonês é uma tradição antiga que começou a ganhar reconhecimento  internacional no início dos anos 2000, mas ainda não é muito popular ao redor do mundo.

 

Além disso, essa bebida costuma ser produzida com as mesmas técnicas usadas na fabricação do destilado escocês. No entanto, ela também apresenta características específicas da região de origem e se destaca pela qualidade da água.

 

E tem muitas opções de whiskies japoneses que oferecem sabores complexos e equilibrados bastante agradáveis, como o Hibiki, Yamazaki e Chita da Suntory.

 

O Whisky Suntory The Yamazaki tem coloração ouro puro e teor alcoólico de 43%

 

Marcas de whisky 

Olha, são diversas marcas de whisky que se destacam pela alta qualidade e são conhecidas mundialmente. Por isso, é importante analisar o paladar e aroma dos diferentes tipos de destilados pra descobrir qual bebida pode ser mais aprazível pra você.

 

Johnnie Walker: o whisky clássico

Pra começar, a Johnnie Walker é uma das maiores marcas de whisky do mundo. A empresa escocesa, fundada em 1820, é conhecida pela qualidade e oferece muitas opções de destilados pra agradar sabores distintos.

 

Um exemplo é o Johnnie Walker Black Label, uma bebida que é criada usando apenas líquidos Single Malt e de Grãos envelhecidos por pelo menos 12 anos em barris e apresenta notas defumadas e uma textura mais encorpada.

 

Também tem o whisky Johnnie Walker Red Label com um sabor fresco e picante e um corpo leve e agradável no paladar, o ideal pra ser apreciado tanto puro quanto em coquetéis.

 

E dá pra achar versões de destilados Johnnie Walker em miniaturas de 50 ml, ou Mililitro, pra você degustar nos momentos de lazer ou presentear um amigo que gosta da bebida, viu? 

 

E uma dica legal pra apreciar melhor o líquido puro é escolher um copo baixo com fundo grosso, inspirar o aroma e dar pequenos goles pra sentir os diferentes sabores.

 

E na matéria Whisky: como beber você aprende a preparar alguns drinks que fazem bastante sucesso nos eventos.

O Whisky Johnnie Walker Double Black tem notas de baunilha e especiarias

 

Jack Daniels: o whisky versátil

A Jack Daniels, fundada em 1866, também é uma das marcas mais antigas e populares do mundo. Ela é reconhecida pela qualidade e sabor único, sendo muito respeitada pelos apreciadores de whisky.

 

Uma das opções é o Jack Daniels Old No.7 que é amenizado em carvão de maple e apresenta um equilíbrio de notas doces e de carvalho, o ideal pra tomar com gelo ou refrigerante de cola.

 

Também tem o Jack Daniels Tennessee Honey, uma bebida feita da combinação de whisky e licor de mel pra proporcionar um sabor adocicado e suave no paladar.

 

Já o Jack Daniels Tennessee Apple conga com a maçã verde fresca na composição pra trazer um toque de refrescância pro destilado

O Whisky Jack Daniels Single Barrel Select tem um sabor encorpado e amadeirado

 

Old Parr: o whisky de tradição

Também reconhecida mundialmente pela qualidade, a marca de whisky Old Parr foi criada em 1909 pelos irmãos Greenlees em homenagem a Thomas Parr. 

 

Esse blend escocês é uma bebida elegante envelhecida por 12 anos que apresenta uma cor dourada e um sabor equilibrado com notas de mel e frutas. 

 

Além disso, o Grand Old Parr é considerado um dos melhores whisky custo benefício e pode ser apreciado puro ou em coquetéis sofisticados. 

O Whisky Grand Old Parr tem um sabor atraente e 40% de teor alcoólico

 

Cavalo branco: o whisky acessível de boa qualidade

Já o whisky cavalo branco, também conhecido como White Horse, é uma marca escocesa criada em 1890 por Peter Mackie e uma das mais populares do mundo.

 

E ela costuma agradar muitos paladares, pois a bebida destilada é composta por mais de 35 maltês que deixa o sabor encorpado e ainda conta com notas de carvalho, especiarias e baunilha cremosa.

 

Além disso, o whisky cavalo branco é uma boa opção pra ser apreciado tanto puro quanto em drinks saborosos e normalmente é bastante acessível.

 

O Whisky White Horse é a opção ideal pra qualquer ocasião

 

Ah, vale a pena destacar que alguns destilados podem ser servidos como uma bebida aperitiva pra ajudar a abrir o apetite e combina legal com vários tipos de alimentos. No entanto, qualquer bebida alcoólica é recomendada apenas pra maiores de 18 anos, tá? E se for dirigir, não beba!

 

E aí, gostou do whisky? O de sabor e aroma ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!

 

Saiba Mais

Agora, se quiser conhecer outra bebida alcoólica deliciosa que é um sucesso pelo mundo, vale a pena ler a matéria Rum: saiba tudo

 

E no app My Bar tem receitas de coquetéis deliciosos e bem fáceis de fazer em casa. Ele tá disponivel pra Android e iOS.

 

E vale muito a pena investir num carrinho de bar e em outros móveis pra criar um cantinho de bebidas na sala ou na cozinha, viu? E se você precisar de ajuda com a montagem dos itens, pode contar com o apoio dos nossos parceiros.