Tipos de palmito
Além de trazer vários benefícios pra saúde, o alimento é muito saboroso
Alimentos
Atualizado em 31 Jul 20
3 min de leitura
Gente, o palmito é um alimento em conserva, muito saboroso, tirado de um tipo de palmeira. Ele já vem descascado e pode ser servido de diferentes maneiras, como frito, assado, cozido ou cru. E pra completar, esse alimento traz vários benefícios pra saúde, entre eles, a diminuição do colesterol e fortalecimento dos ossos. Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto!
Palmito de pupunha: a melhor opção pra receitas cruas
O palmito de pupunha é bem macio, tem um gosto adocicado e amolece fácil quando é cozido, e só precisa de no máximo 20 minutos de cozimento. Mas o melhor uso dele é consumir cru, porque de todas as versões esse é o único que não escurece quando fica na geladeira ou ao natural, sabia?
Você encontra o palmito de pupunha inteiro ou em toletes, que são pedaços em formato de cilindro e rodelas, duas ótimos opções pra comer como petisco junto com tomate cereja, queijo e outros acompanhamentos!
E se quiser um alimento funcional, com baixa caloria, sem glúten e com muita vitamina, o pupunha cortado em formato de macarrão ou de lasanha é uma excelente alternativa pra massa tradicional feita com ovos e farinha, viu?
Pra fazer o macarrão de pupunha é só ferver e misturar com seu molho preferido!
Palmito de açaí: ideal pra cozimento
Ele é tirado de uma palmeira chamada açaizeiro. O palmito de açaí vai muito bem cozido com risotos, no recheio de tortas, empadas, pastéis ou junto com carnes e peixes assados. Uma delícia!
Outro detalhe é que pode ser feito à parmegiana, empanado ou frito. O sabor suculento dele e a textura que desmancha na boca substitui o bife pra quem é vegetariano ou vegano. Muito bom!
Palmeira real: suave e elegante
O palmito da palmeira real tem o sabor menos amargo, bem mais suave e textura leve. Essa é a escolha certa pra receitas gourmet porque o gosto dele fica entre o doce e o amargo e não vai se destacar mais do que outros ingredientes, tá?
Uma das qualidades dele é ser o mais macio entre os três tipos, pra você passar no processador e criar purês, pastas ou mesmo engrossar molhos sem empelotar. Aí sim, hein?
Benefícios do palmito pra saúde
Além de gostoso e versátil, o palmito é rico em potássio, cálcio, fósforo, sódio e vitaminas B1, B2 e C, que diminuem o colesterol e a pressão alta, além de serem fundamentais pra manter músculos e ossos.
Se você pratica esportes, o cálcio e potássio ajudam a manter os músculos saudáveis e recupera depois de um treino mais puxado. O cálcio também é indispensável pra ossos fortes.
Já as vitaminas do complexo B regulam o sono e dão a sensação de bem estar pra quem tem insônia ou trata depressão e ansiedade. É o alimento mais indicado pra comer no jantar e preparar o corpo pra dormir.
O palmito também tem baixa caloria e é rico em fibras que melhoram a digestão, controlam a quantidade de açúcar no sangue e regulam o intestino, diminuindo o desconforto da prisão de ventre, sabe?
Ah, e comer palmito também diminui o inchaço na barriga, previne diabetes e dá uma sensação de saciedade grande. Além de saboroso é super saudável. Adorei!
Arrase nas receitas e tenha uma dieta saudável. Vem escolher o seu palmito aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Por falar em vida saudável, quer inspirações pra mudar a alimentação? O app Receitas Light, que tá disponível pra Android e iOS, vai te dar aquela ajuda pra equilibrar sabor e saúde, viu?
Incluir alguns alimentos na rotina, como o amaranto, vai deixar a alimentação mais leve, quer saber mais? Clica aqui te mostro!
Beber água também faz a diferença no bem estar! A dica é ter um bebedouro ou purificador em casa. E olha, se precisar de uma ajuda pra instalar é só contratar aqui nossos parceiros!