Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Queijo ralado: como escolher?

Queijo ralado: como escolher?

Saiba com o quê cada tipo combina na cozinha

Alimentos

Atualizado em 16 Jun 21

4 min de leitura

O queijo ralado é uma versão em pedacinhos bem pequenos, que serve tanto pra ser misturado com massas ou molhos, como ir por cima da lasanha e macarronada, viu? Aliás, com ele, você deixa vários lanches, saladas, petiscos, pratos principais e até sobremesas mais saborosas. Vem comigo que eu te conto detalhes!


O parmesão é versátil em várias receitas!
 

Esse tipo harmoniza com qualquer massa e molhos de diferentes jeitos. Por ser salgadinho e com leve fundo defumado, dá destaque pra diversos alimentos, como carnes grelhadas e gratinados, e vai bem até salpicado na batata frita e mandioca. Ainda dá pra fazer uma deliciosa pizza Margherita com ele!


Você encontra versões raladas finas, ideais pra engrossar cremes, fazer biscoito de polvilho e pão de queijo. Já o ralado grosso é indicado pra ir por cima de molhos e massa de pães e tortas, por exemplo.

Queijo parmesão em embalagem com dosador é prático pra finalizar receitas


Queijo grana tem gostinho suave


Se você acha o parmesão forte demais ou procura uma versão que tenha o fundo defumado, mas sem se destacar tanto, o tipo grana é ideal! Ele é bastante suave e pode ser misturado a outros queijos como o roquefort, gorgonzola e o provolone sem ficar enjoativo.


Outro detalhe é a textura macia que ajuda a chegar no ponto certo da receita sem empelotar. Isso porque ainda que você faça ralado em lascas grossas, elas vão continuar molinhas mesmo depois de fritas ou assadas. Uma outra vantagem é que ele derrete bem e de um jeito uniforme.


Por isso, o grana rende uma ótima escolha no recheio de pizzas, massas, bolos salgados e junto aos gratinados ou grelhados. Com um bifinho acebolado fica bom, hein!


Pra petisco, que tal calcar ou hebra uruguaio?


Agora, se você quiser um sabor forte, picante e ácido, acerta em cheio preferindo o queijo calcar uruguaio. Ralado por cima de batatas e outros petiscos harmoniza muito bem com uma cervejinha.


Quer deixar os risotos saborosos? Pode engrossar com ele! Em molhos brancos e mistos suaves, também arrasa. Ou ainda como parte de receitas aos quatros queijos. E também dá pra gratinar e derreter por cima dos grelhados e saladas, viu?


Já o queijo hebra é uma versão uruguaia do fromage, só que menos picante e ácida e com textura amanteigada. É ótima substituição ao calcar se não curtir muito o apimentado dele.

O queijo ralado hebra fica ótimo em receitas de pão de queijo e biscoito de polvilho


Recheie com a mussarela ralada


Já o queijo mussarela ralado facilita na hora de rechear. Isso porque derrete mais rápido do que a versão em peça cortada. Você pode usar ele tanto fino como grosso pra fazer sanduíches quentes, forrar o fundo da forma de tortas ou adicionar a grelhados e gratinados, por exemplo.


Nas pizzarias, ele é bastante usado porque o derretido fica uniforme e, por não passar tanto tempo assando, a consistência sai cremosa e sem pontos de gordura que se formam quando cozinha muito, sabia?


Ah, também é indicado pra ir na lasanha substituindo as fatias. Ou ainda  engrossar molhos que levam queijo quando quiser uma opção suave, que não sobressaia nem aumente o sal da receita. Principalmente se ela já tiver azeitonas, bacon, aliche ou outros queijos como o Gorgonzola, tá?

 

Mix de queijos turbina o sabor


Agora, quer uma dica que dá água na boca? O mix de queijos com mussarela, provolone e parmesão ralados dá muita cremosidade, um pouquinho de picância e aquele gostinho amanteigado e defumado. Bom, né?


Esse tipo é prático pra adicionar a um gorgonzola e fazer molho quatro queijos com creme de leite. Você também pode inovar na pizza, massa de coxinha e outros salgadinhos fritos, como bolinhos. E com certeza a batata e mandioca fritas vão ficar ainda melhores com ele!

 

Serra da canastra é ótimo com doce e salgado


Esse queijo tem um sabor forte e amanteigado que lembra o meia cura. A versão ralada é muito boa na massa do pão de queijo tipicamente mineiro, hein? Também pode variar a pizza de quatro queijos substituindo o parmesão por ele ou incluir tanto nas camadas da lasanha como por cima dela.


Ele fica uma delícia na cobertura de tortas e pães antes de assar, criando uma casquinha deliciosa. Dá ainda pra adicionar em saladas, pães e até fazer doces, sabia? Alguns exemplos são o pudim de queijo ou brigadeiro de queijo mineiro. E olha, com goiabada cascão acompanhando é sensacional!

 

Queijo vegetal é uma alternativa pra veganos


Agora, se você segue o estilo de vida vegano, vale a pena usar a versão vegetal do queijo, sem nenhum ingrediente de origem animal, tá? Essa é também uma alternativa pros intolerantes a lactose, principalmente a queijoquinha, versão em pó própria pra adicionar a massas ou engrossar molhos.


A textura e gostinho são bem parecidos com os queijos ralados convencionais. Você encontra grande variedade, com opções amanteigadas, defumadas, suaves e picantes, viu? Além disso, queijos vegetais são reduzidos em sódio e substituem o sal pra realçar o sabor na comida de pacientes hipertensos.

A embalagem da queijoquinha com dosador é bem prática


Escolha o queijo ralado aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Deu vontade de queijo com goiabada? Então aproveita e dá uma olhadinha na matéria Goiabada: quais são os tipos? que eu separei várias dicas de como usar ela em diferentes combinações.


Não vê a hora de ir pra cozinha testar todos eles? Com o app Tastemade pra Android e iOS você encontra receitas rápidas e passo a passo com queijo ralado.


Ah, por falar em cozinha, se tiver precisando daquela mãozinha pra instalar eletrodomésticos e eletroportáteis, é só contratar os nossos parceiros.