Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Goiabada: quais são os tipos?

Goiabada: quais são os tipos?

Conheça mais sobre esse doce que é uma delícia!

Alimentos

Atualizado em 8 Fev 21

3 min de leitura

A goiabada é um doce feito da fruta goiaba e é uma delícia pra comer puro ou usar como ingrediente pra receitas. Agora, dá pra encontrar essa sobremesa de diferentes tipos, viu? Isso porque dependendo do jeito que é preparada, pode mudar a consistência, o sabor e muito mais. Quer conhecer melhor sobre ela? Então, vem - que eu te explico!


Diferenças entre a goiabada cascão e a goiabada comum


Gente, antes de mais nada é bem importante entender porque algumas goiabadas são chamadas de cascão, tá? Isso porque dependendo do modo de preparo, ela pode ser considerada cascão ou comum.


A goiabada cascão segue a receita como era feita antigamente. Então, é preparada no tacho de cobre e depois vai pro fogão a lenha. Dessa forma, os pedaços de goiaba são batidos no tacho até virar uma pasta cremosa, que lembra uma marmelada.


Como esse modo de preparo é bem artesanal, faz com que o doce fique com a cor brilhante e dá pra sentir bem o sabor da fruta, já que a casca da goiaba também é batida no tacho.


Agora, a goiabada comum é mais fácil de encontrar porque demora menos tempo pra preparar. Essa versão é feita com a polpa da fruta sem casca e é cozida em fogão convencional ou industrial. E além da goiaba e do açúcar podem ser adicionados outros ingredientes, como conservantes, que servem pra aumentar a validade.


Goiabada de corte ou goiabada cremosa? 


Olha só, tanto a goiabada comum quanto a cascão podem ter diferentes tipos de consistência, tá? Tudo depende do tempo que o doce fica no fogo. Quanto maior o tempo, mais durinha ela fica.


Como aproveitar a goiabada cremosa


A goiabada cremosa é ótima pra comer de colher quando bate aquela vontade de doce, sabe? Mas também dá pra usar como ingrediente e rechear ou cobrir bolos, tortas, cheesecakes, pavês e mousses. Fica bom demais!


Outra combinação legal é colocar a goiabada em biscoitinhos amanteigados! E, claro, não pode faltar na tapioca e no bolo de rolo,  que é uma espécie de rocambole típico da região norte do país.


Ah, e ainda é possível usar pra fazer sorvetes e pratos salgados! E uma super dica é colocar uma colher de goiabada cremosa no ketchup ou no molho barbecue. Assim dá um toque agridoce nesses molhos. Uau!

 

Esse pote de goiabada cascão cremosa é de 700 gramas


Como aproveitar a goiabada de corte


Agora, a goiabada de corte é aquela que tem a consistência mais firme, daí você pode cortar em fatias. Essa é perfeita pra comer com queijo branco, o clássico romeu e julieta, né?


Também é muito usada no bolo de fubá ou em cucas, um tipo de bolo bastante comum no sul do Brasil. Pra preparar, é só cortar a goiabada em quadradinhos ou cubinhos, misturar na massa do bolo e levar pro forno.


Além disso, dá pra cortar a goiabada em pedaços e polvilhar açúcar. Fica uma delícia servir junto com o café.

 

Essa goiabada de corte vem com as sementinhas da fruta


Outros tipos de goiabada


Sabia que tem goiabada zero açúcar ou light? Ideal pra diabéticos, pra quem não pode consumir muito doce ou pra quem tá de dieta! O bom é que é possível encontrar tanto na versão cremosa quanto de corte. Aí sim, hein?


Ah, e existe também goiabada cremosa misturada com outros ingredientes como coco, frutas secas, doce de leite e muito mais. Amei! 

 

Essa goiabada cremosa zero açúcar é cascão!


E aí, já escolheu qual é o tipo de goiabada que você mais gosta? Aqui no Magazine Luiza tem todas. Vem conferir!


Saiba mais:


Pra deixar a sua sobremesa com goiabada linda, a dica é arrasar na apresentação. Na matéria tipos de confeitos, eu te dou algumas ideias de como decorar os doces.


Agora, no TudoGostoso você encontra receitas incríveis pra se inspirar. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Ah, e pra assar bolos e tortas é importante ter um forno funcionando bem, né? A boa notícia é que nossos parceiros te ajudam na instalação de um novo.