Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Coalho pra queijo: saiba mais

Coalho pra queijo: saiba mais

Vem entender pra que ele serve e conhecer alguns tipos

Alimentos

Atualizado em 19 Mai 22

3 min de leitura

Coalho para queijo

Gente, o coalho pra queijo é um ingrediente de padaria muito prático que ajuda a preparar queijos incríveis, viu? Isso porque ele consegue transformar o leite numa massa bem gostosa e ótima pra dar um toque especial no churrasco, em pratos fritos, assados e até saladas. Aí sim! Gostou? Vem comigo que eu te conto os detalhes!

 

O que é o coalho pra queijo?


Pra começar, o coalho também pode ser chamado de renina, tá? E olha só, ele é uma mistura de substâncias especiais que coagulam o leite. Ou seja, concentram as proteínas e gorduras da bebida pra formar uma textura firme, parecida com um gel. Que demais!


Um detalhe legal é que os produtores tradicionais costumam pegar esse ingrediente direto do estômago dos bezerros. Mas pra facilitar o trabalho na hora de cozinhar, você também encontra versões prontas em pó, líquido e em pasta, por exemplo.

 

Coalho para queijo
Esse coagulante em pó é feito com ingredientes bovinos e suínos

 

Pra que serve o coalho pra queijo?


A massa que sobra depois de misturar o coalho no leite é cortada, cozida, coada e temperada. Depois, é só apertar bem a pasta numa forma própria e deixar descansando por um tempo, que geralmente é de um ou dois dias. Prontinho, o resultado é um queijo saboroso!


Aí você pode servir cortando em cubinhos empanados, fazer espetinhos com azeite, grelhar ou assar no forno, por exemplo. Também dá pra rechear linguiças, tapiocas e até hambúrgueres. Amei!

 

Queijo coalho
O queijo combina bem com mel, limão, azeite e orégano

 

Quais os tipos de coalho pra queijo?


Um detalhe importante é que tem tipos diferentes desses coagulantes pra queijo, tá? Na hora de escolher, é bom ficar de olho na descrição pra conferir essa informação.

 

Os coalhos animais são tradicionais


Os coalhos de origem animal são as versões clássicas desse ingrediente. Eles costumam ser feitos com substâncias que vêm do estômago de bovinos, suínos e ovinos, como bezerros, cordeiros e porcos.


Essa opção pode ser uma boa ideia pra quem quer fazer queijos e outros laticínios em fazendas, pastos e criações, por exemplo. Gostei!

 

Os coalhos de origem vegetal vêm das plantas


Agora, sabia que também dá pra achar coalho em frutos como figo, abacaxi, mamão, em sementes de girassol e até na casca de árvores? Pois é! Essas versões vegetais são bem populares em produções artesanais.


Pra se ter uma ideia, os queijos feitos com o cardo, uma planta da família da alface, costumam ficar muito cremosos e macios. Sem falar no gostinho amanteigado, né? Adorei!

 

Coalho microbiano pode ser feito com fungos


Já o tipo microbiano faz sucesso com quem precisa produzir queijo bem rapidinho. Ele pode vir de fungos, bactérias ou leveduras que não fazem mal pra saúde, hein?


E o melhor é que dá pra misturar com opções vegetais ou animais em várias quantidades pra fazer coalhos incríveis. Aí sim!

 

Colho líquido
Esse coalho líquido é feito por fungos especiais

 

Coalho pepsínico faz um gosto mais amargo


Prefere um queijo com gostinho um pouco mais amargo? Então, aposte nas versões pepsínicas. Olha, como elas quebram as proteínas do leite rapidinho, acabam produzindo esses sabores diferentes.


Mas tudo depende da quantidade dessa substância que vem no coagulante, né? Geralmente, quanto maior a concentração, mais você consegue perceber os efeitos.

 

Coalho industrial tem bastante tecnologia


E a dica pra quem tá procurando uma opção moderna pra fazer bastante queijo é investir no coalho industrial. Nesse tipo, os ingredientes que mexem nas proteínas do leite são feitos em laboratório com a ajuda de técnicas genéticas.


Uma vantagem é que essa versão costuma ser muito pura, porque as substâncias que você precisa já vêm separadas das outras. Que chique!

 

Onde encontrar coalho pra queijo?


O coalho pra queijo costuma tá disponível em quantidades diferentes nas melhores lojas e mercados, como aqui no Magalu. E o bom é que você acha opções ótimas tanto nas lojas físicas como no site e no SuperApp. Aí sim!


Sem falar que alguns já vêm com formas próprias pra produzir o queijo. Muito prático!


Por exemplo, dá pra encontrar garrafas compactas com 200ml, ou mililitros. E também embalagens com 1L, ou litro, e até 5L. Uau! Esse dado costuma tá explicadinho na descrição. Vale a pena ficar de olho!


 Coalho para queijo
Esse coagulante vem com formas pra queijos de 500g e 1kg
 

Gostou? O coalho pra queijo que você precisa tá aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!

 

Saiba mais


Tá pensando em grelhar o queijo coalho num churrasco com a galera? Então, dá uma olhadinha na matéria Lenha ou carvão pra churrasco? que eu te dou umas dicas pra arrasar na churrasqueira!


Ah, se quiser outras receitas pra acompanhar o petisco, a dica é baixar o app Tudo Gostoso pra Android ou iOS. Lá tem várias inspirações pro almoço, jantar e até pra sobremesa!


E que tal colocar um rádio bem potente na área da churrasqueira? É só chamar os serviços dos nossos parceiros pra ter uma mãozinha na hora de instalar!