Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como escolher o módulo transceiver?

Como escolher o módulo transceiver?

Vem ver essas dicas pra não errar na hora de comprar o aparelho

Equipamento de Rede

Atualizado em 3 Ago 20

2 min de leitura

Gente, o módulo transceiver é um aparelho bem útil pois permite que o switch ou o roteador recebam o sinal de fibra óptica. Assim, a internet fica com um alcance de sinal bem melhor e chega com qualidade em todos os cantos do escritório, empresa ou casa! Agora, ele pode ter diferentes tecnologias, como o SFP, XFP e QSFP, tá? Por isso, eu separei algumas dicas pra te ajudar a escolher o modelo ideal pra você! Vem ver!


Escolhendo o módulo transceiver

 

Olha só, você deve escolher o módulo transceiver de acordo com o tipo de porta que o seu switch ou o roteador aceita, tá? Por isso, o mais importante é checar primeiro a compatibilidade!


Agora, se o seu aparelho de sinal de internet aceita mais de um tipo de módulo, daí é bom conhecer melhor os três tipos de tecnologia pra você escolher qual é o melhor pra sua casa ou pro seu escritório. Vem comigo que eu te conto quais as diferenças de cada um!


Tecnologia SFP

 

O módulo SFP é o transceiver mais conhecido e usado. Isso porque ele foi criado pra substituir o antigo módulo GBIC, que foi o primeiro aparelho de sinal de fibra óptica.


O SFP suporta os principais padrões de comunicação, como SONET, Gigabit Ethernet e Fibre Channel. Ele é bem fácil de instalar! Ótimo, né?


Esse módulo funciona na velocidade de 1 giga e seu alcance pode chegar até 150 quilômetros. Uau! E a fibra do módulos SFP pode ser unidirecional, ou seja, única ou bidirecional. Daí são duas fibras, uma pra captar o sinal e outra pra transmitir.


Ah, e tem também o módulo SFP+, que usa a mesma tecnologia do SFP, só que a velocidade é bem maior, chegando até a 10 gigas. Aí, sim, hein?


Tecnologia XFP

 

O módulo transceiver XFP é bem parecido com o módulo SFP, a diferença é que funciona numa velocidade maior. Assim, como o SFP+, ele pode chegar na velocidade de até 10 gigas.


Outra diferença é que ele é um pouco maior que o SFP. Por isso, na maioria das vezes, ele é compatível em modelos de switch ou de roteador maiores!


Tecnologia QSFP 

 

Esse módulo tem de três tipos de velocidade! E ele recebe quatro canais de sinal ao mesmo tempo, o que aumenta a potência.


O modelo QSFP tradicional, recebe quatro canais de 1gb, ou seja, ao todo é permitido usar uma taxa de dados de 4gb. Agora, o QSFP+, conta com quatro canais de 10gb. São 40gb no total!


E tem ainda o QSFP28, em que cada canal recebe 25gb. Isso quer dizer que ele pode chegar na velocidade de 100gb! Demais!


Agora que você já sabe tudo sobre módulo transceiver, pode escolher entre os módulos SFP, QSFP ou XFP aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:

 

Ah, quer entender melhor as diferenças entre os tipos de módulo SFP? Então, dá uma olhadinha aqui que eu te mostro!