Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Óculos de natação: qual escolher?

Óculos de natação: qual escolher?

Conheça os modelos e descubra qual é o ideal pra você!

Vestuário Esportivo

Atualizado em 1 Ago 19

4 min de leitura

                

Gente, na hora de nadar na piscina tem que usar o óculos de natação pra proteger os olhos, viu? Além de evitar irritação por causa do cloro e outros produtos, ele tem uma lente especial que ajuda a ver debaixo da água! Quer saber como escolher o modelo ideal? Vem comigo!


O tipo de lente

Os óculos de natação são feitos com duas lentes de policarbonato bem resistentes que podem ter vários formatos pra diferentes usos. Olha só:

Frontal: oferece visão da frente da piscina. Então é mais indicada pra treinos mais leves ou competições curtas, tá?

Ampla: é ideal pra quem treina ou compete como profissional nas piscinas porque dá uma visão maior tanto da frente quanto das laterais. legal!

Periférica: pratica triathlon ou vai competir no mar? Esta lente é perfeita pra usar no mar porque dá uma visão de 180 graus. Além de ver à frente e nas laterais, dá pra enxergar o fundo também e seus competidores. Amei!


A cor ideal

Além de diferentes tipos de lentes, os óculos de natação também têm várias cores, já reparou? E olha só, elas não servem pra ser só bonita, hein! Cada tipo tem uma função:

Lente Transparente: perfeita pra usar em lugares com bastante iluminação, como as piscinas de academias que ficam num lugar coberto.

Lentes Coloridas: tem óculos com lentes azuis, laranjas ou de outras cores. Elas são indicadas pra melhorar a visão de quem treina em lugares com muitas luzes artificiais ou vai competir no mar ou rios. Legal!

Lentes Fumê: ótimas pra treinos em piscinas abertas ou lagos onde o reflexo do sol na água é maior. O fumê bloqueia os raios de sol que batem na água e que podem te atrapalhar ou confundir a direção do nado. Gostei!

Lentes Polarizadas: além desses tipos, você pode escolher óculos de natação com lentes polarizadas e proteção UV, pra proteger os olhos ainda mais dos raios solares e melhorar sua visão em competições de natação, triatlon e maratonas aquáticas em que o sol reflete muito na água, viu?

Lentes Espelhadas: outra opção são as lentes espelhadas. A diferença delas pras polarizadas é que vão te dar maior proteção contra a luz do sol que bate direto no seu rosto e reflete nos óculos. Uau!

Película Antiembaçante: já pras piscinas aquecidas, tem a opção de lentes com película antiembaçante. E com esse tipo de óculos de natação também dá pra ver mesmo se tiver respingos de água na lente. Demais, hein! 


Óculos com proteção UV e tratamento antiembaçante


A escolha da vedação

Além da lente, tem outras partes do óculo que são importantes pra você nadar com conforto. A principal delas é a ventosa, aquela borrachinha que fica ao redor da lente e é responsável por não deixar a água entrar no olho, viu?

Essa ventosa pode ser feita com a borracha, que é um material mais durinho e que fica bem preso no rosto, ou de silicone, que é bem flexível e tem vedação máxima. Quanto maior ela for, mais ajustável, tá? E essa com maior proteção é ideal pra quem também compete e não pode ter água entrando, por mais que se mexa na água!
 

Acerte na narigueira!

A narigueira é aquela borrachinha que fica bem no meio dos óculos e deixa ele bem encaixado no nariz. Tem modelos com narigueiras ajustáveis ou reguláveis, viu?

Narigueira ajustável - A narigueira ajustável pode ser trocada se quebrar ou se o óculos infantil ficar apertado e a criança precisar de uma narigueira maior, tá?


Óculos infantil com narigueira ajustável, que pode ser trocada se quebrar


Narigueira regulável - Já a regulável não tem substituição, mas a maior vantagem dela é que tem travinhas que você empurra ou puxa pra deixar o tamanho do óculos do seu jeito. Esse tipo funciona em qualquer tamanho e formato de rosto. E é muito prático pra evitar que o óculos fique largo ou estreito demais!

Sem narigueira - Além desses, tem o óculos inteiriço, sem narigueira. Ele é muito mais durável porque não corre o risco de quebrar no meio com o tempo ou se você dobrar do jeito errado. Mas não tem ajuste pra deixar ele apertado ou mais largo, tá?


O óculos inteiriço é um modelo que não tem narigueira

 

Preste atenção nos acessórios

Por último tem os acessórios, que também são importantes pro óculos de natação ficar perfeito no seu rosto, tá?

A tira de borracha ou silicone é o que prende o óculos na cabeça e ela pode ser simples, com uma tira só, ou com tira dupla. A de uma tira é ótima pra quem não gosta daquele aperto da borracha na cabeça. E o modelo de tira dupla é pra quem quer um óculos mais firme na cabeça, ideal pra quem vai competir. Uau!

Já as presilhas são feitas de acrílico e servem pra regular o tamanho da tira. Tem opção de óculos com uma presilha só, que fica atrás da cabeça, ou de duas presilhas, uma de cada lado da armação.
 

Óculos com tira dupla e com presilha única de ajuste

 

Gostou das dicas? Então aproveita e clica aqui pra saber tudo que não pode faltar na sua mala de natação!

Os melhores modelos de óculos de natação pra você arrasar ao nadar tão aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!