Meia certa pra cada esporte
Conheça as vantagens de ter uma meia específica pra modalidade que você pratica
Vestuário Esportivo
Atualizado em 25 Jun 19
4 min de leitura
Gente, na hora de treinar na academia, dançar ou praticar esportes de quadra e de rua, ter a meia ideal é muito importante, viu? É que pra cada modalidade, ela é feita de um jeito diferente pra te dar conforto, controle dos pés e não te deixar sofrer com calor e machucados. Demais, né? Agora, vem comigo, que eu separei dicas ótimas pra te ajudar a escolher o tipo certo!
Feita pro seu esporte
Se você vai treinar na academia, aposte nas meias esportivas tradicionais, que são feitas de algodão, tem um material antialérgico, ficam macias no pé e deixam ele respirar pra não esquentar muito.
Outro modelo muito usado são as meias com poliamida e elastano, que esticam bem e secam muito mais rápido quando você transpira. Elas ficam justinhas na pele e são indicadas pra treinos mais pesados em que você vai suar muito. Afinal, não dá pra sola do pé ficar escorregando no tênis, né?
Agora, se você pretende praticar esportes específicos como dança e pilates, ou se curte modalidades de quadra ou de rua, vai precisar de meias especiais pra cada um deles. Quer ver? Olha só as vantagens de cada uma!
Ioga e pilates
O importante pra esses esportes é ter força, equilíbrio e fazer cada movimento bem certinho. Mas dependendo do piso onde você pratica e do quanto transpira, os pés podem escorregar e estragar tudo, né?
Por isso, tem meias que funcionam como sapatilhas. Elas vêm com elástico preso no peito do pé e bolinhas antiderrapantes na sola, pra você se exercitar sem escorregões. E se preferir, tem modelos que vestem os dedos separadamente como se fossem uma luva. Demais, hein?
A meia pra pilates parece uma sapatilha e tem sola antiderrapante
Dança
A meia-calça pra ballet e outros tipos de dança é mais grossa que o tipo comum de passeio, pra ser mais resistente a rasgos quando você tiver fazendo movimentos na barra ou se alongando no chão. Mas ela é fina o suficiente pra te deixar confortável, sem passar calor durante as aulas, tá?
Outra vantagem em comparação às meias comuns é que ela é feita pra segurar bem a polaina sem risco desse acessório ficar escorrendo o tempo todo. Gostei!
Corrida
A meia é o acessório que você mais precisa ter atenção quando for escolher roupa de corrida, tá? Porque esse esporte exige muito dos pés, principalmente se a sua modalidade é a competição de rua ou maratona!
Por isso, sempre invista nas meias próprias pra essa atividade, que não têm costura aparente pra não machucar e são fabricadas com tecido ultramacio e acolchoado extra nos calcanhares e dedos. Além disso, elas geralmente são feitas com tecnologia que faz o suor evaporar e deixa o pé respirar, pra ele não encharcar de suor e nem ficar com assaduras. Muito bom!
Pra quem faz maratona, também é indicado ter meia de compressão. Ela aumenta a circulação do sangue e diminui o cansaço, melhorando o seu rendimento! E também pode ser térmica, principalmente nos modelos que vão até os joelhos. Em corridas disputadas no tempo frio, ela ainda evita que o pé e os músculos esfriem e você sinta cãimbras ou sofra lesões no músculo.
Vai disputar corrida de rua ou maratona? Meia com compressão reduz o cansaço!
Ciclismo
O importante nesse esporte é a meia ser bem confortável e macia pra não criar bolhas enquanto você pedala e nem deixar seu pé molhado. Por isso, ela é feita com tecido respirável, que ventila, não cria fungo nem mau cheiro e seca a transpiração rapidinho, viu? Assim não tem risco de criar bolhas nem assaduras. Arrasou!
Ah, e a meia de ciclismo pode ter cano médio, pra proteger os tornozelos, ou cano mais alto que vai até a canela. Nos dois jeitos, o elástico dela é bem firme pra ficar bem preso na perna sem escorregar.
E se você pedala na rua de noite, também é bom ter uma meia assim com uma faixa refletiva. Ela brilha cada vez que um farol de carro aproxima, ajudando na sua segurança em lugares mais escuros.
Vai pedalar de noite? Invista na meia reflexiva pra aumentar a sua segurança!
E também tem meia com compressão pra ciclismo, fabricada pra fazer pressão mais forte no tornozelo e mais suave na barriga da perna. Ela é desenhada assim pra diminuir o cansaço na área do pé que faz mais esforço e diminuir o risco de varizes nas pernas. E ela também pode ser térmica, tá? Incrível!
Futebol
O meião de futebol deve cobrir as canelas pra proteger a pele da marcação de outros jogadores e manter o músculo sempre quente, evitando câimbras. E se você treina por muitas horas, é bom escolher modelos com proteção antibactéria e antifungo, que não pegam cheiro e deixam os pés respirarem.
Os meiões térmicos e com compressão feitos especialmente pra esse esporte também são recomendados, viu? Eles vão aumentar a pressão na canela, barriga da perna e no calcanhar, melhorando muito seu desempenho!
Outra vantagem de usar meias pro futebol é que elas têm elásticos reforçados em algumas áreas como a canela, peito do pé e ponteira dos dedos. Esses elásticos também deixam a meia bem justinha na chuteira pra pele não criar bolhas nem assaduras.
O meião de futebol tem elástico reforçado na perna e calcanhar pra não escorregar
E depois de escolher a meia, não pode descuidar do tênis! Pra acertar em cheio no modelo certinho pra cada esporte, clica aqui!
Procurando a meia esportiva ideal? Então dá uma olhadinha aqui no Magazine Luiza e encontre a sua!