Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Placa GTX: arrase nos games

Placa GTX: arrase nos games

Eu te conto todas as vantagens dela

Dicas

Atualizado em 26 Dez 23

4 min de leitura

As placas de vídeo GTX NVIDIA são as peças ideais pra montar no PC ou notebook de quem joga, sabia? Pois é! Elas têm um excelente custo-benefício pra oferecer desempenho gráfico e turbinar a experiência com vários títulos em computadores gamer. Vem comigo que eu te ajudo a encontrar a perfeita você! 

 

O que é uma placa GTX?

As GTX são placas de vídeo dedicadas pra processar imagens ou cenas com muita qualidade e nitidez, viu? Essenciais pra trabalhar com aplicativos gráficos, de realidade virtual ou curte games

 

Dá pra achar com um ou mais ventiladores exclusivos que resfriam o gabinete e componentes internos. Já que disputar uma partida pode esquentar bastante a máquina, viu?

 

Pra escolher a GTX certinha pro que precisa, é indispensável entender a potência de cada modelo e quais jogos quer roda. E claro, se a resolução do monitor ou tela são compatíveis e as especificações técnicas funcionam no equipamento que tem aí, combinado?

 

Qual placa GTX é melhor pra mim?

Olha, uma placa de entrada como a GTX 750 TI é um dos melhores custos-benefícios pra transformar a CPU convencional em gamer, por exemplo. Além disso, suporta até 4 monitores, exige poucos recursos, como 60w de potência, ou watts, e uma fonte de 300w, tá? Oferece a plataforma API DirectX 12, então qualquer aplicativo abre nela. 

 

Outro detalhe é a resolução de até 4096X2160 pixels, com 2GB GDDR5, ou Gigabytes, de memória. Pra completar, é ultracompacta e cabe nos notebooks mais finos, com entradas VGA, HDMI e DVI. Arrasou, hein!

 

Já a família GTX 1660, GTX 1660 TI e GTX 1660 Super são pra curtir games em Full HD com altas taxas de quadros. É pra você que tem nomes bem pesadinhos na coleção e precisam do máximo de velocidade na memória. São 4GB GDDR6 na versão 1660 E 6 GB GDDR6 na 1660 TI e 1660 Super.

 

Essas, aliás, são completinhas e reúnem os principais recursos da NVIDIA, como DirectX 12, API Vulkan, OpenGL 4.6 e GPU Boost. A GTX Super, por exemplo, permitem maratonar títulos online como Rainbow Six Siege, Call of Duty Warzone ou de ação e aventura como Elden Ring com taxas de quadros que passam dos 60 FPS, ou frames, por segundo.

 

A GTX 1660 TI com cooler direto na GPU resfria e economiza muita energia

 

Qual a diferença entre GTX e RTX? 

A GTX é a linha mais básica da NVIDIA, que rende bom desempenho em jogos. Mas se procura tecnologia de ponta pra gráficos muito detalhados e taxa elevada de frames, só vai encontrar na RTX, hein!

 

Por exemplo, a GTX leva um núcleo CUDA. Já a RTX conta com múltiplos núcleos, como o Ray tracing também conhecidos como RT. Traz uma iluminação ultrarealista de sol e sombra em tempo real, sabia? Pois é! As cenas ficam iguaizinhas às fotografias de filmes!

 

Nos jogos em primeira pessoa, faz toda a diferença! É possível ver claramente o reflexo de um rosto na água e luz do sol batendo num lago como se tivesse mesmo lá. O Ray Tracing consegue mostrar a visão na água a partir do ponto de vista do personagem jogável, o que deixa a partida bastante imersiva, né?

 

O Tensor é outro núcleo da RTX que não tem na GTX. Ele é formado por inteligências artificiais que melhoram automaticamente a qualidade das imagens.

 

A importância do DLSS e do G-Sync

Mesmo as placas mais avançadas podem apresentar dificuldade de manter a taxa alta o tempo todo. Aí entra o recurso DLSS pra aumentar ou diminuir a resolução. A inteligência artificial cria filtros pra colocar pixels que faltavam na projeção e corrigir falhas. Não vai travar, nem tremer e em muitos casos quem tá jogando nem percebe!

 

Além dela, as placas com G-Sync como a RTX 4060 TI, alinham os quadros automaticamente. Principalmente, quando a atualização do monitor e a da placa não tão na mesma frequência. Aí as cenas parecem que foram quebradas ao meio. Se o seu monitor gamer for compatível com G-Sync, a performance no gameplay é maior!

 

Mas olha, decidir entre uma RTX e GTX depende muito do orçamento que guardou pro upgrade. Pra ter uma ideia, a GTX custa a partir de 339 reais pelo site, ou no SupperApp Magalu. Já a RTX começa a partir de 1.600 reais.

 

As placas mais em conta RTX já iniciam com memórias de 8GB GDDR6

 

Como instalar placa de vídeo GTX? 

Pra instalar uma placa de vídeo é bem fácil. Só precisa desligar o computador, abrir o gabinete e acessar o slot PCI Express x16 na placa mãe. É ali que a GTX deve ser colocada, viu?

 

Pra isso, tire a tampa metálica do slot, que fica na parte de trás do gabinete. Posicione a placa e pressione até dar o encaixe perfeito. Parafuse ele ao gabinete e conecte os cabos de energia, se tiver, dependendo do modelo.

 

E pronto! Depois de fechar tudinho, sempre deve iniciar o computador e instalar os drivers pra ela ser reconhecida pelo equipamento. Que simples, né?

 

A placa de vídeo GTX NVIDIA ideal te espera aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba Mais:

Na matéria Tire suas dúvidas sobre placa-mãe eu te conto desse componente indispensável pro desempenho da máquina.

 

Agora, pensa em fazer upgrade mas não sabe quais peças são compatíveis com o computador? O app Speccy mostra as especificações de todos os hardwares que tão instalados, além de medir a temperatura e dar informações do sistema. 


Ah, ainda precisa daquela mãozinha da assistência técnica pra instalar e configurar equipamentos? Chama os nossos parceiros!