Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como conservar os alimentos no calor

Como conservar os alimentos no calor

Confira o que fazer pra manter eles frescos por mais tempo

Dicas

Atualizado em 18 Jan 24

4 min de leitura

Nos dias quentes, o seu mercado rende menos que no resto do ano porque muita coisa estraga? Então olha só as dicas que eu separei pra você guardar refeições e ingredientes no refrigerador aí de casa. Vem comigo que tem vários jeitos de deixar a vida mais prática e evitar o desperdício!

 

Cuidados com as frutas e vegetais

Pras frutas que acabaram de chegar, é importante lavar e higienizar bem. É indicado colocar de molho com algumas gotas de um sanitizante próprio pra hortifruti. Se preferir, use uma escovinha pra tirar pontos pretos e outras sujeiras durante o enxágue, tá?

 

Esse tipo de desinfetante é um coringa que elimina bactérias, germes e outras impurezas das cascas, sem mudar o sabor, viu? Além disso, é bom pra verduras e legumes também.

 

Mas antes de guardar na geladeira, elas devem ficar sequinhas pra não juntar mofo. Algumas com cascas mais duras podem ir direto pra gaveta de hortifruti.

 

Já as delicadas, como morango e uvas, que mofam com maior facilidade, é legal reforçar a secagem com um papel toalha. E aproveitar muito os potes herméticos com entrada de ar controlada. Eles são aliados e chegam a dobrar o tempo de conservação das frutas no refrigerador, sabia? Pois é!

 

E os vegetais, depois de lavados, ficam frescos e crocantes se forem acomodados nas gavetas, em vez de prateleiras, por geralmente serem áreas menos frias. Vale ainda encaixar papel toalha entre as folhas ou fechar em sacos herméticos do tipo Ziplock pra não murcharem. Aí sim!


O organizador com cesto impede que a umidade entre em contato com os vegetais 

 

Congele molhos, temperos e refogas 

Agora, pra economizar tempo na cozinha e no bolso, a melhor solução é congelar alguns ingredientes. O tomate, salsinha, cebolinha e outros vegetais que murcham ou amadurecem rápido demais no calor, são um exemplo.

 

Um benefício de bater o tomate no processador e guardar em potinhos é ter um molho fresco e saudável quando quiser fazer uma pizza, macarrão e muito mais!

 

A salsinha, cebolinha e coentro também. Depois de lavar, higienizar e picar, é vantagem armazenar em grande quantidade, tanto em potes plásticos quanto nos sacos herméticos.

 

Outra combinação versátil é cebola, alho e pimentão batidos no processador. Eles formam o tempero completo pra diferentes receitas do dia a dia como arroz, feijão e assados. Descongele uma porção algumas horas antes e tá pronto pra usar!

 

Os conjuntos de mini potes herméticos e empilháveis são ideais pra refogas

 

Programe as refeições da semana

Na temporada de calor é prático se organizar pra cozinhar em maior quantidade e levar pro freezer de uma vez.

 

Arroz e feijão, por exemplo, é bom armazenar em potes plásticos cozidos ao natural. E na hora de aquecer é só caprichar na refoga com sal e temperos frescos.

 

Também é possível fazer igual com carnes, aves e peixes pré-cozidos ou crus com uma marinada caprichada mesmo, assim que chegar em casa. E congelar nesses saquinhos com diferentes temperos e misturas. Depois, retire só a porção que for usar antes de levar ao forno ou Air Fryer

 

Uma única peça vira um grande número de variações. E olha, com desperdício zero! Ótimo ainda pra várias carnes e frango desfiado. Quando bater a fome, é uma boa pedida refogar: entra como recheio de tortas, pastéis e rocamboles salgados, por exemplo.

 

Não guarde as sobras no congelador

Depois que um alimento sai do freezer, ele não deve voltar pra lá porque já começa a perecer, viu? O indicado é tirar da panela assim que terminar o almoço ou jantar, dividir as sobras em potinhos e já levar pra geladeira. 

 

Os doces e sobremesas que geralmente ficam na bancada e em potes de vidro, mas podem derreter, também ganham um tempo extra de validade se forem refrigerados.

 

No alto verão, é legal consumir pratos principais em até 2 ou 3 dias, inclusive, aproveitando as sobras da carne, frango, peixe ou vegetais. Pra dar cara nova às sobras de ontem junte arroz ou macarrão com o que tiver na geladeira numa panela wok, hein? Amei!

 

Agora, se passar mais tempo, é bom verificar se não tem nada com cheiro diferente, excesso de água, um visual ou cor que não agradam. 

 

Na dúvida, se levar ingredientes crus, ceviches ou maioneses, por exemplo, não é indicado consumir, viu? Saladas de vegetais ou de frutas oxidam, e sushis ou sashimis estragam bem rápido, então a dica é fazer pra comer na hora.

 

Os iogurtes, sobremesas lácteas e derivados de leite também são legais de saborear assim que abrir. Se o potinho ficou pela metade por mais de dois dias e aparecerem bolhas, cheiro forte ou aparência de talhado, é porque estragou.

 

Os doces tão grudando no calor? Vale a pena embalar em ziplock na geladeira

 

Encontre o que precisa pra mercado aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba Mais

Ah, na matéria Fatiadores:conheça vários tipos eu te conto como usar eles pro preparo de refeições frescas ou já deixar tudo picadinho e acomodado pra congelar.

 

E que tal controlar melhor o que entra na despensa? Com o app Controle de Compras pra Android fica fácil montar listas, cadastrar itens com foto e saber o que precisa ser aproveitado antes de vencer.


Agora, deu vontade de ter uma despensa aí em casa? É só chamar os nossos parceiros que eles montam os móveis pra você!