Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Checkup nas férias

Aproveite as férias e mantenha a saúde em dia!

Tratamento de Ar

Atualizado em 18 Abr 23

3 min de leitura

A correria e os compromissos do dia a dia, nos impede muitas vezes de cuidarmos de nós mesmos. Por isso, aproveite seus dias folga para cuidar do seu bem mais precioso: a saúde.

 

Por que fazer um check-up?

O check-up é de extrema importância para a saúde. Trata-se de exames que realizamos como prevenção. É recomendado que pessoas a partir dos 35 anos façam-no anualmente.

 

É aconselhável realizar o check up com um clínico geral e exames como hemograma, glicemia, triglicérides, colesterol (total e fracionado), ácido úrico, creatinina, eletrocardiograma, entre outros. Com estes resultados, o médico consegue identificar a necessidade de tratamentos direcionados e sugerir as mudanças necessárias de acordo com seus hábitos.

 

Dicas para quem vai fazer o check-up:

- agende sua consulta com antecedência e de preferência no início das férias para dar tempo de realizar os exames e o retorno.

- A prevenção do câncer de colo de útero começa após a primeira relação sexual. Para estas mulheres, o exame papanicolau deve acontecer anualmente.

- Todas as mulheres devem realizar mamografias a partir dos 40 anos.

- Todos os homens devem realizar o exame de próstata a partir dos 45 anos.

- Fique atento ao histórico de doenças familiar para a prevenção.

 

É assim que são realizados exames a partir de suas necessidades individuais. Isso inclui tradicionais exames laboratoriais, cardiológicos e nutricionais. Tudo para prevenir ou diagnosticar possíveis problemas de saúde e caso haja necessidade o tratamento pode ser feito o mais rápido possível, com mais chances de sucesso.

 

Esses tipos de exames têm mesmo como principal objetivo a prevenção de doenças. Quando se faz um check-up regularmente, é possível detectar precocemente problemas como infarto, câncer, diabetes entre outros.

 

Nesta férias aproveite o tempo livre para fazer todos aqueles exames que há tempos você não faz, aproveite para marcar uma avaliação odontológica e adote mudanças no seu estilo de vida para reduzir ou prevenir riscos a sua saúde futuramente. Afinal, para ter uma vida saudável e com qualidade, esses tipos de cuidados são essenciais. Faça um check-up!

 

E se você já é uma pessoa que se preocupa com o seu bem estar e de sua família, confira estas dicas de produtos muito úteis para se ter em casa:

 

Medidor de pressão

O medidor de pressão é a forma mais rápida e eficiente de se verificar o nível de pressão arterial no corpo, sempre que necessário. Por isso, previna-se e tenha em casa um aparelho como este. Além de possibilitar uma medição confiável da pressão arterial sistólica e diastólica, você ainda pode monitorar sua freqüência cardíaca. São aparelhos digitais e totalmente automáticos, que oferecem resultados confiáveis e são de fácil utilização.

 

Termômetro

 

Toda caixinha de primeiros socorros em casa precisa de um termômetro. Principalmente quando se tem crianças em casa, este aparelho é muito importante. São dois tipos básicos de termômetros disponíveis: os tradicionais, de vidro com coluna de mercúrio e os termômetros digitais, geralmente de plástico com ponta de metal e um visor mostrador de resultados.

 

Ambos são bons, porém, os digitais são mais seguros, principalmente para quem lida com criança ou idosos. Alguns apitam quando a temperatura está alta, outros acendem luzes, ou apitam quando o tempo de medição acabou.

 

Inaladores

 

 

Os inaladores são aparelhos destinados a combater algumas doenças respiratórias como asma e bronquite, e ter uma parelho deste em casa principalmente na época mais secas do ano, é muito bom para fazer um tratamento eficiente para aliviar o desconforto causado por estas doenças.

 

Em geral, os inaladores são utilizados para ajudar na ingestão de remédios (indicados pelo médico), sendo que com o uso destes equipamentos é possível que o medicamento faça efeito muito mais rápido, uma vez que são absorvidos direto pelo pulmão. E quando se tem crianças em casa que apresentam esses tipos de doenças respiratórias é muito importante adquirir um equipamento como este.

 

São vários os tipos de inaladores que diferem na forma de liberação da medicação e em como são disparados. São eles: nebulizadores, aerossol dosimetrado, spray ou "bombinha" e inaladores de pó-seco.