Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Alergias Respiratórias infantisl

Conheça as causas e saiba como melhorar a vida das crianças

Higiene e Conforto Nasal

Atualizado em 1 Fev 11

3 min de leitura

Gente, as alergias respiratórias infantis podem causar problemas no sono, no crescimento, cansaço e até dificuldades na escola. As mais comuns são a rinite alérgica e a asma, viu? Apesar de serem incômodas, na maioria dos casos, dá pra evitar ou diminuir a duração das crises, com cuidados médicos e aparelhos específicos, como o inalador. Quer saber mais sobre o assunto? Vem comigo que eu te conto!


Quais as causas das alergias?


Olha, crianças que têm pais com alergia respiratória têm 50 por cento mais chance de ter o mesmo problema. Mas as crises podem também estar ligadas ao ambiente, tá?


Muita poluição, pó, mofo, pelo de animais, fumaça de cigarro, produtos de limpeza, ar seco e frio e até perfumes fortes podem causar crises de alergia. Mas ansiedade, estresse, falta de exercícios e obesidade também contribuem pras alergias, sabia?


Alergias respiratórias mais comuns


Rinite - No caso da rinite alérgica, os sinais que mais aparecem são nariz entupido, vários espirros, coriza, tosse e coceira no nariz, na garganta e nos olhos. Pode até parecer uma gripe ou resfriado, mas esse tipo não é uma infecção causada por vírus ou bactérias, tá?


Asma - Já a asma provoca falta de ar, tosse persistente, chiado no peito e cansaço, principalmente, depois que a criança faz algum exercício. Por isso, tem sempre que ficar atento quando esses sintomas aparecem com frequência!


Tratamentos


As alergias respiratórias são muito incômodas e deixam as crianças sem energia, até pra brincar, pois as crises podem acontecer várias vezes por ano. A boa notícia é que têm tratamentos que acabam ou controlam os espirros, coriza e falta de ar. Aí sim, hein?


Além de remédios, vacinas e até sprays pra aplicar no nariz, têm aparelhos pra uso em casa, como os inaladores e os nebulizadores.


Tanto o inalador como o nebulizador tem um funcionamento parecido. A diferença é que o inalador pode ter mais funções, pois também são usados em hospitais.


Os dois precisam ser ligados na tomada pra funcionar. Eles transformam o remédio líquido em vapor, que passa por um tubo até chegar na máscara, que deve ser usada cobrindo o nariz e boca, tá?


Quando se respira o remédio diluído no vapor, seja pelo inalador como nebulizador, ele é absorvido mais rápido, o que ajuda a diminuir tanto os sintomas da rinite como asma. O alívio é quase imediato!


Umidificador de ar


Olha, as mudanças de tempo também podem causar as alergias respiratórias. Especialmente em dias mais secos, que são bens comuns no inverno, a falta de umidade do ar pode provocar crises de rinite ou asma.


O umidificador de ar ajuda a diminuir o desconforto do ar seco e é indicado pra locais fechados como quartos e salas pequenas ou de tamanho médio. Ele é um aparelho elétrico que solta vapor a base de água.  Assim, ele consegue manter o ambiente mais agradável, principalmente pra quem tem alergia respiratória.

Tem umidificador de ar que já vem com tecnologia pra combater fungos e bactérias


Como evitar as crises


Além de levar no médico, têm outros cuidados que podem ser feitos em casa, pra evitar as crises de alergia respiratória nas crianças.


Limpar os ambientes e tirar o pó é uma das primeiras ações que os pais devem tomar. A dica pra deixar a casa livre de sujeira é passar um aspirador de pó e um pano úmido. Assim o pó do chão e dos móveis não sobe de volta pro ar. Usar produtos que evitem o mofo em armários e que não têm cheiro também ajuda bastante!


Em casa onde tem criança com alergia respiratória é bom evitar tapetes e cortinas onde ela passa mais tempo. Bichos de pelúcia também não são indicados. Isso porque eles acumulam muito pó, viu?


Trocar e lavar a roupa de cama semanalmente também é muito bom. Uma solução prática é usar capas antialérgicas no colchão e no travesseiro onde as crianças dormem.


Gente, também é melhor evitar cobertores de lã porque eles soltam pelo e seguram mais pó. Nesse caso, a dica é o edredom. Mesmo assim, ele precisa ser lavado toda semana ou, pelo menos, a cada quinze dias.


Ah, nunca faça um tratamento por conta própria. Procure um médico alergologista, que é o especialista em casos de pacientes com alergias. Ele vai ajudar a descobrir qual é o problema e indicar o que fazer em cada caso, combinado?


Se você tá procurando aparelhos como nebulizador, inalador e umidificador de ar pra aliviar as crises de alergias respiratórias infantis, aqui no Magazine Luiza têm vários modelos e marcas. Vem conferir!


Saiba mais


Quer mais dicas pra evitar alergias? Dá uma olhada nessa matéria aqui que eu te conto!


No app Diário da Alergia dá pra registrar os sintomas da rinite alérgica, o que ajuda no controle da doença. Tem na App Store e na Google Play. Légal, né?