Jaleco: o jeito certo de usar
Saiba porque essa roupa é tão importante pros profissionais da saúde
Hospitalar
Atualizado em 3 Jul 20
2 min de leitura
Gente, o jaleco é um vestuário hospitalar usado por quem trabalha na área da saúde, como médicos, dentistas e enfermeiros. Ele é fundamental pra segurança do profissional e do paciente porque reduz a transmissão de doenças. Quer saber como usar e higienizar corretamente o jaleco? Vem comigo que eu te conto!
Proteção na medida
Olha, o jaleco também é chamado de avental médico e é indispensável em hospitais e consultórios. Por isso mesmo, precisa respeitar algumas regras de segurança pra usar. O jaleco pode ser do tipo descartável ou lavável, ou seja, que dá pra usar mais de uma vez.
Além de médicos e enfermeiros, o jaleco deve ser usado por dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e veterinários. Esses profissionais também correm risco de contaminação porque ficam muito tempo em contato com pessoas, produtos químicos e animais.
Jaleco descartável
Pra quem tá no centro cirúrgico o certo é usar o jaleco descartável, que é feito com tecido sintético e que não deixa nenhum líquido passar nem entrar em contato com a pele do profissional.
Os jalecos que cobrem até o pescoço, são bem compridos e vêm com mangas até o punho dão mais segurança. Apesar de serem mais comuns nos centros cirúrgicos, podem ser usados em atendimento a pacientes que tão com uma infecção contagiosa.
Após o uso desse tipo de jaleco, seja em uma cirurgia ou atendimento, ele deve ser descartado imediatamente. Não pode reaproveitar, combinado?
Jaleco lavável
Já os profissionais que trabalham em áreas de atendimento ou em consultórios, podem escolher os jalecos laváveis, feitos de tecidos. Os mais usados são de oxford, gabardine e algodão.
O jaleco na cor branca é o mais tradicional, mas têm opções em outras cores e até estampados, Pros dias mais quentes, dá pra usar os de manga curta, mas aí os braços ficam desprotegidos, tá?
Pras mulheres, têm modelos de jalecos com ajuste na cintura!
Cuidados pra lavar
Depois de usados, os jalecos laváveis precisam imediatamente ser dobrados do avesso e colocados numa embalagem impermeável.
Quem lava em casa, não pode misturar o jaleco com as roupas e peças do dia a dia. A dica é deixar ele de molho numa mistura de água e alvejante a base de cloro por, pelo menos, uma hora.
Essa etapa da limpeza é bem importante porque o uso do cloro mata todas as bactérias e vírus, o que ajuda a evitar a transmissão de doenças! Depois, é só enxaguar bem e lavar com sabão pra roupa.
Ah, o jaleco não deve ser usado fora de hospitais, clínicas e demais serviços de saúde. Isso porque ele pode levar as bactérias e sujeiras de um local pro outro. Então, nada de ir com ele no restaurante ou no mercado, combinado?
Procurando um jaleco confortável, bonito e prático pro seu trabalho? Aqui no Magazine Luiza têm vários modelos, cores e estampas. Vem conferir!
Saiba mais
Quer conhecer acessórios de saúde pra você ter em casa? Dá uma olhadinha nessa matéria aqui!
O app Dr. Drauzio Primeiros Socorros tem dicas do doutor Drauzio Varella de como agir em situações de emergência de saúde. Dá pra baixar pra Android e iOS. Mas, olha, ele não substitui o atendimento médico, combinado?