Bandagem elástica: como usar
Veja como usar a fita de kinésio e outros modelos e quais cuidados tomar
Fisioterapia
Atualizado em 3 Ago 20
3 min de leitura

Gente, a fita de kinésio é um dos tipos de bandagem elástica, viu? Elas são aliadas no tratamento de lesões nos músculos, ligamentos e articulações, e por isso, são usadas por fisioterapeutas ou quiropratas. Quer saber mais? Então dá uma olhada nessas dicas que eu separei!
Bandagem elástica e fita de kinésio
Olha, além da fita de kinésio, dá pra encontrar ataduras elásticas com ou sem adesivo e outros tipos de bandagem elástica. Elas são usadas por fisioterapeutas pra fazer compressões, imobilizações e a fixação de curativos e cateter!
As ataduras elásticas têm a mesma função que uma atadura de crepom, só que a diferença é que as laterais não enrolam ao serem esticadas. Além disso, dá pra usar de novo depois de lavar. Gostei!
E como elas sujam com o suor, o ideal é que sejam lavadas com detergente ou sabão neutro. Mas na hora de secar não pendure no varal, combinado? O melhor é por em cima de uma superfície plana pra ela não perder a elasticidade.
Cuidados com a fita de kinésio
Agora, por ser fininha e elástica, a fita de kinésio é bastante confortável e pode ser que você até esqueça que ela tá grudada no seu corpo. Ela pode ser usada durante o banho, mas só tem que cuidar pra não esfregar a toalha com muita força pra não estragar, tá?
E como a cola da fita é ativada com o calor do corpo, nos dias mais quentes é comum que a aderência seja ainda maior. Isso quer dizer que, se você passar muito tempo no sol, pode ser que o fisioterapeuta ou quiroprata tenha mais dificuldade na hora de tirar ela do corpo!
Como aplicar
Quando o fisioterapeuta ou o quiroprata põem a fita de kinésio no paciente, ela gruda deixando um espaço entre a pele e o músculo, o que facilita a passagem do sangue. Por isso, nada de aplicar sozinho, tá? Só um profissional vai saber a pressão que a fita deve ter e o ponto exato em que ela precisa ficar!
Ele também vai decidir o tempo do tratamento. Em média, ela fica de 2 a 5 dias, mas se precisar de mais, o fisioterapeuta ou quiroprata podem trocar de fita.
Quem deve usar a fita de kinésio
Sem remédios na composição, a fita de kinésio não tem contra-indicação pra grávidas
Sabia que atletas podem até melhorar seu desempenho quando usam a fita de kinésio? Pois é! Ela ajuda a dar mais precisão pros movimentos e também protege a musculatura de lesões!
Mas olha, você não precisa ser atleta pra usar uma, tá? Se sentir algum desconforto quando se exercitar ou tiver dor muscular por causa de movimentos repetitivos, é possível que o fisioterapeuta já indique o uso da fita de kinésio.
Isso porque, na reabilitação ela ajuda a relaxar a musculatura e impede movimentos que podem prejudicar o tratamento!
Fora isso, a fita de kinésio também pode ajudar pacientes que precisam estabilizar a articulação, reorganizar a postura do corpo, fazer drenagem de edemas e hematomas, e mulheres grávidas que sentem dor por causa do excesso de peso.
Tá precisando de uma fita de kinésio ou bandagem elástica? Aqui no Magazine Luiza tem. Vem ver!
Saiba mais:
Agora, se você desconfia que suas dores nas costas e no pescoço são causadas por noites mal dormidas, essa matéria aqui pode ajudar! Nela eu te mostro como escolher o travesseiro ideal. Aproveita!
E pra previnir dores na musculatura depois de praticar exercícios, é recomendado fazer alongamento, viu? Pra isso, o app Alongamento & Flexibilidade te ajuda a contar o tempo e a fazer os movimentos do jeito certo. Ele tá disponível pra iOS e Android.
E pra evitar aquele mal-jeito nas costas enquanto instala móveis ou eletrodomésticos, você pode contar com a ajuda dos nossos parceiros especializados. Esses profissionais oferecem vários serviços pra sua casa!