Herbicida pra Plantas: o que é?
Saiba como acabar com as ervas daninhas do seu jardim!
Jardim e Varanda
Atualizado em 28 Jun 22
3 min de leitura
![mulher usando burrifador em plantas](https://wx.mlcdn.com.br/ponzi/production/portaldalu/112373_00.jpg?ims=fit-in/960x)
Gente, o herbicida é um item de casa e construção bem útil pra quem tem jardim ou gosta de cultivar plantas. Isso porque ele ajuda a controlar o crescimento de ervas daninhas, sabe? Aqueles matinhos que, se deixar, roubam espaço, água, luz e nutrientes do local, prejudicando as outras flores. Vem comigo entender mais!
O que ele é?
Olha, basicamente é um químico que mata, ou não deixa espécies específicas de vegetação, crescerem. E, no geral, o aparecimento de algumas pragas acontece mais do que outras, viu? Acontece bastante com a tiririca, picão preto ou branco, mancha negra e oídio, que são fungos.
Tipos tradicionais
O mais fácil de achar são aqueles à base de glifosato, que bloqueiam a capacidade da praga de absorver nutrientes. E esses geralmente são jogados direto na planta que quer exterminar, porque se passar em tudo, vai acabar prejudicando as outras. Então, a dica é ter cuidado na hora de aplicar e ter um borrifador em mãos pra te ajudar!
Mas, no geral, dá pra achar duas categorias de herbicidas, que são o seletivo e o não seletivo. O primeiro ataca só alguns tipos específicas, e funciona muito bem pra usar em grama esmeralda, pra que ela cresça bonita e saudável! Bem diferente do segundo, que se livra de todas as espécies que entrar em contato com ele.
Então, é legal checar essa informação antes de aplicar no seu vaso de flores favoritas, combinado?
Outra dica é pesquisar primeiro qual é a espécie de erva daninha que tá lidando pra saber qual herbicida usar. Você também pode tentar conversar com profissionais da área, viu? Adorei!
Esse aqui é específico pra grama, e só precisa ser usado uma vez!
Outros controles de praga
Tem vários fatores que podem prejudicar o crescimento saudável das plantas, sabia? Pois é! Por isso, vou te mostrar a diferença entre os métodos pra diminuir os riscos. Vem ver!
Inseticida
Esse composto tem o objetivo de conter insetos, desde o ovo até a fase adulta, pra evitar que prejudiquem o que tá plantado ali.
Tem uns que atacam o sistema nervoso desses seres quando eles se alimentam das folhas, ou que eliminam as pragas assim que elas entram em contato com o inseticida. Uau!
Fungicida
Já esse aqui é potente contra a presença dos vários tipos de fungos. Então, isso vai determinar o tipo de combatente que você vai usar, que são os protetores, que lutam contra os microorganismos que ficam externos à planta, ou sistêmicos, que exterminam aqueles que penetram nas folhas e caule.
Alguns cuidados importantes
Os herbicidas podem ser tóxicos pra saúde, viu? Nesse caso, todo cuidado é pouco na hora de aplicar.
As dicas que eu dou são: ler bem as instruções antes de abrir a embalagem e tomar muito cuidado na hora do manuseio. Então, nem pensar em comer, beber, ou checar o celular ao mesmo tempo, hein?
Ah, e não esqueça também dos equipamentos de proteção, pra que o componente não entre em contato com a pele, o que pode causar irritações.
E depois de usar tudinho, é importante jogar a embalagem corretamente na lata de lixo, pra que não corra o risco de contato com algum animal ou pessoa por engano, combinado?
Gostou do herbicida? Aqui no Magazine Luiza tem!
Saiba mais:
Pensando em dar uma nova cara pro seu jardim? Confira a matéria Paisagismo: o que aprender em livros? e coloque a mão na massa!
Ah, e se você adora plantas, mas tem dificuldade em identificar elas, o aplicativo PlantNet é ideal pra te ajudar! Com uma foto ele te mostra detalhes sobre a espécie. E o bom é que tá disponível pra Android e iOS. Gostei!
Agora, se uma casa com o quintal dos sonhos é o que você quer, dá uma olhada nas opções de consórcio com os nossos parceiros!