Tipos de iluminação fotográfica
Conheça as principais e saiba escolher a melhor pro seu estúdio
Estúdio e Iluminação
Atualizado em 29 Dez 20
3 min de leitura
Gente, uma das partes mais importantes pra acertar numa fotografia é a luz. Por isso, é importante conhecer os tipos de iluminação e saber quais efeitos eles têm, pra poder montar o seu estúdio em qualquer lugar e fazer fotos que transmitam diferentes sensações. Quer saber mais? Então vem comigo que eu te conto como fazer isso:
Luz frontal: deixa as cores mais intensas
Olha, a luz frontal é o tipo de iluminação ideal pra retratos porque deixa as cores bem intensas.
Outra vantagem é que a pele fica bem lisinha, diminuindo marcas de expressão e outros detalhes. Só que aí, a luz frontal não favorece texturas e volume, tá?
Retratos com luz frontal deixam o rosto em evidência
Luz lateral: pra um ar de mistério nos retratos
Já a luz lateral é o tipo de iluminação que favorece só o lado onde o iluminador tá posicionado. É ótima pra retratos e deixa um ar de mistério na parte do rosto que fica com mais sombra.
Também é recomendado pra nu artístico e natureza-morta, viu?
A luz que vem pela lateral destaca só uma parte do rosto
Luz de três quartos: clássica pra retratos
E a luz de três quartos é o tipo de iluminação que vem de cima. Nos retratos, faz com que a sombra do nariz vá até a boca. Esse efeito tem até nome: Rembrandt, o mesmo do pintor que fazia isso em seus quadros.
Luz de Kicker ou de recorte: feita pra dar efeito
Diferente dos outros tipos de iluminação, a luz de Kicker é bem suave e vem pelo lado, um pouco por trás. O objetivo dela é dar um efeito de mais mistério que a luz lateral, porque deixa bastante sombra.
O efeito do pôr do sol é um bom exemplo de luz de Kicker
Contraluz: define contorno e recorta
Agora, a contraluz é o tipo de iluminação que vem por trás da pessoa ou objeto, pra definir bem o contorno deles.
Quem gosta de pôr drama nas imagens, pode apostar nesse modelo!
A contraluz faz as pessoas pensarem sobre a história da foto
Luz zenital: é a que vem de cima
A luz zenital é o tipo de iluminação que você se acostuma a ver, porque vem de cima. É o caso das lâmpadas de casa e da luz do sol.
E uma dica legal: quando tiver viajando e for num mirante, deixe isso pro meio-dia. A luz vai mostrar todos os detalhes que tão lá embaixo.
Pra fotografar lugares do alto, a luz zenital ajuda bastante
Luz negativa: a famosa iluminação de terror
E a luz negativa aparece muito nos filmes de terror, porque é o contrário da zenital, ou seja, vem de baixo pra cima. A sensação que fica na imagem é sinistra!
Na luz negativa, o fundo fica mais escuro e ajuda a criar o clima de terror
Gostou de conhecer os tipos de iluminação? Pra fazer todos eles, fica de olho nos iluminadores e câmeras que tão aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Na matéria Câmera Semi ou Profissional? Eu te dou as dicas pra você saber como escolher a ideal pra cada situação.
E no livro virtual Como Configurar A Iluminação Em Fotografia Para Ter Um Estúdio Em Casa, que tá disponível pra Android, tão todos os detalhes pra aprender a fazer diferentes luzes.
E pra te ajudar a instalar os iluminadores, pode contar com a ajuda dos nossos parceiros. Eles oferecem esse e vários outros serviços aqui!