Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tudo sobre bomba de água

Tudo sobre bomba de água

Descubra pra que serve e os cuidados que deve ter!

Autopeças

Atualizado em 31 Mar 21

3 min de leitura

Gente, a bomba de água é uma das principais peças do carro, porque distribui esse líquido pra refrigerar o motor. Mas cada veículo, marca ou linha tem uma bomba, viu? Vem comigo que eu te ensino a escolher a ideal e mostro quais cuidados deve ter na hora de trocar!


Quais os diferentes tipos de bomba de água?


Pra começar, o manual de instruções do automóvel é a melhor fonte pra conferir o modelo ou tipo certo de bomba de água. Em alguns casos, vai ser preciso ver, além da montadora e modelo, o tipo de motor.


É o que acontece com os motores EA111 e EA113 da Volkswagen, que tão nos carros da família Gol. Eles usam quatro tipos de bomba de água!


Já os veículos com motores EtorQ, da Fiat, precisam de uma bomba com diâmetro de 29 mm, milímetros, e profundidade de 13,5 mm. Só que os modelos mais novos desse motor pedem uma bomba um pouco maior, de 38 mm de diâmetro por 3,5 mm.

Outro fator que pode mudar a escolha da bomba é o tipo de correia do motor. Por isso, bastante atenção na hora de trocar, ok?


 
Essa bomba de água é pra motor EtorQ com sistema Vetore


Por que escolher a bomba de água certa?


Como a bomba de água resfria o motor, ela precisa trabalhar do jeito ideal pra não te deixar a pé por aí. Uma escolha errada pode causar desgaste antes do tempo nas vedações.


Além disso, a bomba de água errada provoca outros problemas, como o superaquecimento do motor e a falta de sincronismo com a correia dentada, o que faz quebrar as válvulas do automóvel.


Além do manual de instruções do carro, a dica é conversar com um profissional da sua confiança. Se possível, tenta encontrar a bomba de água da mesma marca e modelo que o carro tá usando.


 
Essa bomba serve em veículos Celta, de 2000 a 2008 e Corsa de 1994 a 2005


E os cuidados ao instalar a bomba de água?


A bomba de água é um componente muito sensível do motor. Qualquer errinho na instalação ou na manipulação é capaz de quebrar a peça. Por isso, aqui tão os cuidados que você deve ter ao trocar!


Confira a limpeza do sistema


Antes de substituir a bomba de água, o ideal é fazer a limpeza de todo o sistema de arrefecimento do automóvel. É nesse serviço que as impurezas e restos de líquidos velhos, que podem dar problemas à bomba, vão embora.


Dá uma olhadinha nos componentes do sistema


Aproveita esse momento pra ver se não tem nenhum vazamento no sistema de arrefecimento. Dá uma conferida nas mangueiras, reservatórios, selas e juntas. E veja as condições da válvula termostática e radiador!


Aperte os parafusos conforme a recomendação


O manual de instruções da bomba de água indica qual deve ser o torque pra apertar os parafusos durante a instalação. É só seguir direitinho, tá? Assim, você evita empenamentos e o desalinhamento da bomba.


Ajuste a correia com a tensão certa


O manual do veículo indica a tensão correta pra correia dentada do motor. Quando tá frouxa demais, escapa e faz o veículo parar. E quando tá muito apertada, força o eixo da bomba de água e faz ela estragar antes do tempo.


Ponha o líquido de arrefecimento


Basta misturar água desmineralizada com o aditivo que a montadora do carro indica. Assim, o líquido de arrefecimento vai ficar do jeitinho certo pra não ter corrosões e ressecamentos das vedações e mangueiras.


A melhor bomba de água pro seu carro tá aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Na matéria Carburador x Injeção eletrônica eu te mostro esses outros dois sistemas que são muito importantes pra fazer o veículo funcionar.


Sempre que tiver precisando fazer revisão e manutenção no seu carro, conte com os nossos parceiros e seus serviços de alinhamento, balanceamento e instalação de pneus!


E no app Carrorama, que tá disponível pra Android e iOS, dá pra acompanhar os reparos, abastecimentos e outros serviços feitos no automóvel. Ele ainda te indica a hora da revisão, viu?