Tipos de tinta automotiva
Aprenda a escolher a ideal pro seu automóvel
Acabamentos
Atualizado em 31 Mar 21
2 min de leitura
Sabia que a tinta automotiva também ajuda a proteger a lataria de ferrugem? Pois é! Ou seja, ela vai muito além da parte estética. Agora, na hora de escolher a ideal, é importante conhecer os tipos que dá pra encontrar. Vem comigo que eu te conto mais sobre esse assunto!
Tintas a base de poliéster, nitrocelulose e acrílica
Olha, a tinta automotiva à base de poliéster é ideal pra pintura colorida e brilhante porque conta com alta cobertura e disfarça bem as imperfeições. Além disso, é muito fácil de usar e costuma vir pronta pra aplicar. Basta duas camadinhas que tá pronta, viu?
Agora, se quiser cores bem grossas e com acabamento plastificado, melhor investir nas tintas à base de nitrocelulose. Essas também são conhecidas como Duco, tá?
E, se preferir outra opção, vale a pena conhecer a tinta automotiva acrílica. É resistente e versátil, já que pode ser misturada até chegar no tom ideal. Adorei!
A tinta à base de poliéster Wanda vem em potes de 900 ml, ou mililitros
Tipos de pintura automotiva
Cada tinta automotiva tem um efeito diferente, que deixa a pintura sólida, metálica ou perolizada, tá?
Outro detalhe importante é que podem vir com proteção ultravioleta, ou UV, pra evitar manchas! Então, fica de olho nisso antes de escolher qualquer uma dessas.
A pintura sólida é tradicional, simples e costuma ser encontrada nas cores branca, vermelha e preta.
Já a pintura metálica reflete luz e, por isso, é ideal pra quem busca uma opção viva e brilhante. Isso acontece porque a tinta vem com alumínio como ingrediente.
Ah, e a pintura perolizada usa pérola e mica, um pigmento mineral. Elas dão brilho e a sensação de mudança de cor, dependendo do ambiente e da luz. Uau!
A tinta Lazzuril, na cor preta, dá um acabamento de alto brilho
Outros pontos pra considerar
Além dos tipos de tinta automotiva e das pinturas, você deve ficar por dentro de outros detalhes.
Por exemplo, ao escolher a cor e o tipo de tinta automotiva, sabia que o tom pode aumentar ou diminuir o valor do carro? A pintura perolizada, por exemplo, valoriza!
E a cor prata, por exemplo, disfarça a poeira das cidades e até pequenos arranhões como nenhuma outra. Além disso, os carros dessa cor têm fama de fresquinhos, porque guardam menos o calor do que os escuros. Aí sim, hein?
Personalidade: apostando em cores fortes
As pinturas com visual aventureiro, como a laranja e amarelo, assim como linhas e tons esportivos, tão cada vez aparecendo mais nos veículos. Se você não se preocupa com a revenda, pode aproveitar pra escolher cores bem diferentes, como roxo, lavanda, rosa e azul marinho.
A tinta automotiva que o seu carro precisa tá aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Pra proteger a pintura do automóvel depois de estacionar, dá uma olhadinha na matéria Como escolher a capa pro carro! Nela eu te conto como essa cobertura protege a pintura e a lataria.
Sempre que tiver precisando fazer revisão e manutenção no seu carro, conte com os nossos parceiros e seus serviços de alinhamento, balanceamento e instalação de pneus!
Agora, pra dirigir pela cidade de um jeito prático e seguro, o app Waze tem GPS, mapas e alertas de trânsito em tempo real. Tá disponível pra Android e iOS.