Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de ar-condicionado duto

Tipos de ar-condicionado duto

O ar-condicionado ideal pra lugares grandes com vários ambientes!

Ar-Condicionado

Atualizado em 29 Nov 17

3 min de leitura

Gente, o ar-condicionado duto é a opção ideal pra quem tem uma área grande pra refrigerar e não quer gastar com vários aparelhos ao mesmo tempo. Inclusive, daria bastante trabalho regular vários modelos diferentes em shoppings, aeroportos e outros prédios comerciais, né? Agora, se quiser um desses, vai precisar de algumas dicas pra escolher o modelo ideal. Por isso, vem comigo!


Como o ar-condicionado duto funciona

O aparelho tipo duto funciona de um jeito diferente de outros aparelhos de ar-condicionado, que recebem o ar de fora, resfriam e devolvem ele geladinho pro ambiente por um único espaço.


No duto, um aparelho usa vários tubos pra mandar o ar frio pra muitos espaços. Por isso, ele precisa de um sistema de ventilação super potente que, além de resfriar o ar, força ele pra diferentes direções com pressão. Assim, fica garantido que todos os ambientes vão ficar geladinhos por igual!


Ah, e tem vários modelos de ar-condicionado duto, tá? Olha só a diferença deles:


Duto tradicional - Ele é bem potente e muito usado, principalmente em lugares que não exigem um aparelho tão silencioso como modelos mais modernos. O ideal é usar esse aparelho em estabelecimentos com pé direito alto, tá? Assim, dá pra deixar espaço suficiente entre o teto e o forro pros dutos.

Sistema built-in - Esse tipo de ar-condicionado é muito mais simples e mais compacto, porque pode ficar escondido em qualquer lugar: desde o tampão do maleiro no closet até na sanca de gesso ou forro de teto rebaixado! Demais, né?


E diferente dos sistemas de dutos tradicionais pra prédios empresariais, o sistema built-in tem filtros que podem ser retirados e lavados sem necessidade de gente especializada, tá? Além disso, as condensadoras pra esse sistema são bem mais leves e podem ficar tanto em pé quanto deitadas pra aparecem o mínimo possível na sua construção.


Você encontra o ar-condicionado de duto built-in nas versões frio, que só gela, e quente e frio, que além de gelar também aquece no inverno com até 60.000 BTUs, que é a potência pra resfriar ou aquecer. Ah, e essa capacidade atende mais de 100m2. Uau!


Sistema split - como ele é feito pra escritórios e residências, é muito silencioso porque usa o sistema split, em que o ar condicionado é dividido em duas partes: a unidade evaporadora, que fica dentro de casa e manda o ar frio pro ambiente, e a condensadora, que puxa o ar quente de fora pra gelar e costuma fazer um barulhinho. Mas, como ela fica instalada do lado de fora, você quase nem ouve barulho.


Sistema split inverter - Quer economizar mais da metade da energia elétrica que seria gasta com outros modelos? Então, aposte no duto split inverter! Além de super silencioso, ele trabalha direto sem liga e desliga. Por isso, ele não cria picos de energia e, consequentemente, não deixa a conta de energia ficar mais alta no fim do mês.

Escolhendo os dutos

Além dos tipos de aparelhos, o formato dos dutos, que são as saídas do ar, também pode variar, tá? Os retangulares são os mais usados e ficam instalados dentro da parede. Eles são perfeitos pra esse sistema que eu falei lá em cima, que funciona escondido no forro também. Mas se você não faz questão de embutir os dutos, pode usar os modelos ovais ou circulares, que ficam à mostra.


O material do duto também é importante, viu? O  de cobre, que é um material bem resistente, é o mais usado. Mas também tem outras opções, como os de aço inox, alumínio e PVC. O mais importante é que o material aguente a passagem do ar gelado sem estragar com o passar do tempo.


Gostou de conhecer o ar-condicionado duto? Então, aproveita pra comprar o seu aqui no Magazine Luiza!