Ar condicionado duto ou piso e teto?
Se você tá em dúvida, checa só essas dicas pra acertar em cheio na escolha do aparelho
Ar-Condicionado
Atualizado em 27 Fev 19
3 min de leitura
Gente, quer deixar o seu negócio ou empresa sempre com a temperatura ideal? Então aposte num ar condicionado pra áreas comerciais. Ele pode ser piso e teto ou dutado, e os dois são pra lugares grandes e com muita gente. Mas você sabe qual a diferença entre eles? Vem comigo, que eu te mostro.
Duto X piso e teto
Pra você entender melhor, o ar-condicionado piso e teto é um tipo de aparelho split, onde a unidade evaporadora fica dentro do ambiente e a condensadora fica do lado de fora. Assim ele garante máxima eficiência com o mínimo de ruído, viu?
Esse modelo é o melhor pra quem tem negócios como mercados, academia, lojas, restaurantes, igrejas e outros pontos comerciais com grande circulação de pessoas. Ele pode ser instalado tanto no piso, na vertical, como no teto, na horizontal e chega a ter 80.000 BTUs pra deixar o ambiente superfresquinho!
Outra aplicação dele é em lugares comerciais ou residenciais que têm pé direito duplo ou triplo. Ou seja, como o teto é muito alto, o espaço não recebe ventilação suficiente pra gelar com os tipos de ar-condicionado normais. Assim, o modelo piso e teto consegue deixar esses lugares bem geladinhos. Gostei!
O tipo split tem duas unidades separadas e é muito silencioso
Olha, você encontra versões inverter, com motor que economiza até 60% de energia em comparação com os motores normais e esse consegue ser mais silencioso ainda. Aí, vi vantagem!
Ah! E se aí na sua cidade faz muito calor e muito frio, invista num modelo piso e teto quente e frio, pra também garantir conforto no inverno, né? Ele deixa tudo quentinho e pode ser escolhido com funções umidificadoras ou desumidificadoras e sistema de filtragem que acaba com vírus, bactérias e ácaros. O ar da sua empresa vai ficar puro e na temperatura certa com esse aparelho! Demais!
Duto: solução pra espaços grandes
Agora, se o ar-condicionado vai ser instalado em grandes espaços comerciais como shoppings, galerias, prédios ou aeroportos, o aparelho dutado é a melhor opção pra levar ar frio e quente com máxima potência.
Por exemplo, o ar condicionado duto funciona com um sistema de tubulações que aproveitam o próprio ar quente do lugar, daí o ar é levado pra uma serpentina que esfria ele, manda pros filtros pra purificar e devolve o ar geladinho. Demais, né?
E essas tubulações passam por todo o prédio e são instaladas próximas ao teto. Elas permitem condicionar o ar de um prédio com vários andares, de todos os espaços de um shopping ou de uma galeria com várias seções. Legal!
Outra vantagem é que ele gasta menos energia elétrica do que se cada espaço tivesse um aparelho diferente. E mais, o ar condicionado duto também é a solução pra deixar o espaço mais bonito, viu? As tubulações ficam escondidas no teto, dentro do forro e o dutos que sopram o ar pra dentro são bem discretinhos. Aí sim!
Só que pra instalar um ar-condicionado duto, é importante que ele seja planejado e executado por uma equipe especializada no início das obras de construção desses lugares. Assim, os profissionais podem levar em consideração a altura do teto, o tamanho do espaço, a quantidade de tubos, a velocidade e a potência dos aparelhos. Ufa, quanta coisa, né?
O ar condicionado dutado usa saídas de ar que ficam bem discretas na decoração
A única coisa é que o ar condicionado dutado precisa ser limpo com uma frequência maior, viu? Aqui você confere como fazer isso.
E aí? Qual o tipo de ar condicionado é perfeito pra você, duto ou piso e teto? Confira ofertas pra comprar o seu aqui no Magazine Luiza